Comparativo das propostas e propagandas no segundo turno.


As eleições presidenciais de 2018, além de serem marcadas por uma suposta polarização ideológica entre esquerda x direita (conceito anacrônico, já que no sistema democrático as decisões não são impostas, e além disso, surgem diversas alianças por conveniência e para garantir interesses particulares), foram marcadas pelo grande número de candidatos. Isso dificulta ao eleitor ponderar e analisar as propostas que melhor atendem aos anseios da sociedade ou da maior parcela desta. 
https://www.diferenca.com/esquerda-e-direita-na-politica/

Mas o fato de efeito muito mais danoso que pode ficar gravado como marco deste pleito  de 2018 são as notícias falsas, os boatos e outras formas de enaltecer ou desmerecer determinado candidato, que se proliferam especialmente na internet, intencional ou ingenuamente, o que denominaram de fakenews (estrangeirismo desnecessário, mas que virou modismo). Segundo a Revista Isto é Dinheiro, checagem das falas do atual Presidente Bolsonaro, revela que em média, ele proferiu 4 mentiras por dia. 1682 mentiras em um ano !

Sendo assim, aproveitando o ensejo do segundo turno, no qual apenas dois candidatos disputaram, o que facilita a comparação das propostas, comecei a perceber que grande parte dos discursos apresentados são