Uma jornada pelos caminhos de Irati: história, cultura e homenagem através dos nomes das ruas

Ao ler o livro Historicidade, de Dagoberto Waydzik, o qual traz interessantes histórias e relatos sobre os bairros de Irati, senti-me motivado a condensar em uma postagem uma curiosidade a respeito da denominação temática das ruas de alguns destes lugares.

O presente texto não tem caráter reflexivo ou dissertativo, mas puramente informacional e de curiosidade. Até porque, não poderia deixar de mencionar que para  quem tiver o interesse de maiores detalhes, a obra inspiradora supracitada aborda aspectos históricos da formação do município e de seus bairros, cita os primeiros moradores e desbravadores, as ações empreendedores e as políticas públicas que transformaram o espaço geográfico do município, forjaram sua cultura, sua estrutura e solidificaram as bases para seu posicionamento social, econômico, político e cultural da atualidade.

Recomendo esta valiosa leitura, a qual é a base para a compreensão atual de nossa cidade, um material informativo, literário, histórico, cultural, cívico e até mesmo pedagógico que necessita ser apreciado. 

A cidade de Irati - Paraná, em geral, tem as ruas de seus bairros com nome de antigos moradores do local ou de personalidades ilustres da cidade, da região ou até mesmo de relevância nacional. Justas homenagens a cidadãos que deixaram seu legado e marca na história.

Nominar ruas, além da menção honrosa, tem caráter prático. Torna muito mais fácil localizar determinado endereço por ter o condão de ser memorizado ou comentado com mais facilidade que apenas um número, como o CEP.

Alguns países, e até algumas cidades, utilizam números e letras para designar os logradouros. No Brasil, em geral, se utiliza o nome de pessoas destacadas em alguma área. A definição se dá através de Projeto de Lei, votado e aprovado na Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo a Lei 6454 de 1977, “é proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva ou que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade, a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta”. Ou seja, existem regras formais e legais para tal definição.

Para além das questões conceituais, o que se busca destacar neste texto é a curiosidade de que em Irati – PR  alguns bairros têm nomes temáticos em suas ruas, como nome de flores, de árvores, de pássaros, de cidades. Vejamos a lista exemplificativa a seguir.

Bairros e suas ruas

Bairro Jardim Planalto: Fazendo jus à expressão jardim,  tem ruas com nome de flores: Rua das Funcionárias, dos Lírios, das Hortênsias, das Rosas...

Vila São João: Ruas com o nome de alguns estados brasileiros: Rua Bahia, Rua Mato Grosso, Rua Pernambuco, Rua Santa Catarina, etc. Também se destacam os nomes de figuras destacadas em Irati e região, como Luiz Fernando Anciutti Pessôa, Maria Pessôa Smolka, Pedro Anciutti, Luiz Orreda, Braulio Zarpellon, Doutor Lourival Luiz Fornazari, etc.