Considerando que os conteúdos referentes à industrialização brasileiras foram trabalhados e já assimilados pelos alunos, é possível, a partir das relações existentes entre as duas temáticas, adentrar no processo de urbanização brasileira.
Considerando que a "ocupação" do território brasileiro pelos portugueses (e posteriormente por outros países europeus) se deu, historicamente, a partir do litoral, onde também se desenvolveu a cultura da cana de açúcar, e com ela a implantação dos engenhos e outras infraestruturas, é um marco adequado para iniciar a explicação desse processo histórico.
Merece destaque, entretanto, a cultura cafeeira no sudeste. A qual proporcionou as bases para o processo de industrialização, como visto anteriormente no capítulo sobre industrialização.
Como a substituição das importações e com o fortalecimento do mercado interno, ampliou-se o consumo, entretanto, necessitava-se ainda de fortalecer as indústrias de base para acompanhar este processo. Neste período, o governo proporcionou uma série de incentivos para a industrialização. Houve a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, da Petrobrás, en
tre outras.
tre outras.
O Brasil passava então de agroexportador para predominantemente industrializado.
Este contexto contribuiu para um intenso fluxo migratório, já que havia maior oferta de trabalho nas fábricas, a mecanização da agricultura liberava mão de obra e acentuava-se o processo de concentração fundiária.
Assim, além das razões econômicas e sociais, o ambiente urbano exercia pressões psicológicas como sendo um local de oportunidades e desenvolvimento, alimentando sonhos de grande parte da população.
Percebe-se então, com base no gráfico à direita, que o processo de urbanização acelerou-se com grande rapidez. A população brasileira teve um acentuado.
De modo geral, a população brasileira também teve um crescimento espantoso, passando de mais ou menos 40.00. habitantes em 1940 para mais de 100.000 em 1980, ou seja, mais que dobrou em menos de 40 anos.
O interessante é que a população rural não acompanhou proporcionalmente o crescimento da população urbana. E é neste ponto que está a chave para a compreensão do processo de urbanização.
CONCEITUAÇÃO
Do ponto de vista da demografia, a urbanização se constitui no processo de passagem da população de predominantemente rural para predominantemente urbana.
Do ponto de vista do planejamento urbano, significa dotar uma área com a infraestrutura necessária para atender as necessidades da população, ou seja, traz uma visão mais material do processo, que nem sempre é satisfeita.
Ou seja, entre as décadas de 1960 e 1970 houve uma inversão. O país deixou de concentrar sua população na área rural para tornar-se predominantemente urbano.
VÁRIAS MANEIRAS DE APRESENTAR OS MESMOS DADOS PARA ESTIMULAR O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS
A última coluna faz uma projeção para o ano de 2050, na qual percebe-se que esta tendência tende ainda a se intensificar mais, reduzindo a população rural e havendo maior concentração na área urbana.
APRESENTAÇÃO DE DADOS EM ESCALAS DIFERENTES, MOSTRANDO QUE NEM SEMPRE OS DADOS GERAIS CONTEMPLAM A REALIDADE LOCAL OU REGIONAL, ESPECIALMENTE EM UM PAÍS MARCADO PELA DESIGUALDADE, COMO O BRASIL
O Mapa seguinte apresenta o nível de urbanização dos estados brasileiros, com base em dados do ano 2000. Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Amapá figuram como as unidades com maior grau de urbanização, superando os 85%. Entretanto, de modo geral, em praticamente todo território nacional o grau de urbanização é elevado, com mais de 70% das pessoas residindo nas áreas urbanas.
Além da segregação existente, que impede o acesso da população de baixo poder econômico, geralmente decorrente da falta de emprego e da péssima distribuição de renda, muitas cidades não oferecem a infraestrutura e as condições necessárias para atender as necessidades básicas da população.
O planisférios, que apresenta as taxas de urbanização no mundo, pode ser utilizado como subsídio para demonstrar essa realidade e ressaltar estas contradições.
UMA RETOMADA DOS CONTEÚDOS. O MAPA MENTAL PODE SER UMA BOA FERRAMENTA PARA RETOMAR E RESUMIR OS CONTEÚDOS, FACILITANDO A ASSIMILAÇÃO E GERAÇÃO DE CONCLUSÕES INDIVIDUAIS PELOS ALUNOS.
DINÂMICA COM OS ALUNOS PARA REFORÇAR E CRISTALIZAR A TEMÁTICA DESENVOLVIDA. ISSO NOVAMENTE ESTIMULA O PENSAMENTO CRÍTICO E AUTÔNOMO E REFORÇA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
A fim de reforçar estes conceitos, pode-se trabalhar uma dinâmica com os alunos. Para tanto, será necessário a disponibilidade de balas e de chocolates (bis, por exemplo).
Em uma cadeira deixa disponível uma quantidade de bis menor do que a quantidade de alunos. Digamos que para uma turma de 30 alunos, deixa-se 12 unidades de bis. Em outra cadeira disponibiliza uma quantidade de 10 balas.
Solicita-se então que os alunos, por fila, para evitar desordem, venham pegar uma unidade do doce de sua preferência.
Provavelmente, o estoque disponível de
bis terminá antes. De qualquer forma, não haverá doces suficientes para todos.
Com isso pode-se fazer uma analogia com a disponibilidade de serviços e condições nas cidades. Do total da população, alguns obtêm a satisfação de suas necessidades (bis), outros acabam ficando com alternativas menos interessantes (balas), como por exemplo, trabalhos de baixa remuneração, residindo em favelas, sem acesso à saúde, ao transporte, etc. E outros acabam não recebendo nenhum tipo de atenção ou benefício urbano.
Após explicar o teor da dinâmica, distribuiu-se os doces para todos aqueles que não pegaram.
É interessante etiquetar cada bis com os serviços e atrativos urbanos, pedindo aos alunos que comentem qual destes eles pegaram: escola, creche, saúde, trabalho, moradia, transporte, etc. favorecendo o entendimento da analogia.
POR FIM, PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM, UMA ATIVIDADE DE REFORÇO PODE FECHAR A SEQUÊNCIA DE AULAS, O QUE ESPERA-SE QUE OCORRA ENTRE 2, NO MÁXIMO 3 AULAS.
Atividades
1) Assinale V se a questão for verdadeira e F se a questão for falsa
( ) Entre os anos de 1940 e 1980 houve uma inversão das características da população brasileira, que deixou de ser predominantemente rural para se tornar urbana.
( ) Ao longo do Século XX, o perfil da economia brasileira modificou-se: de industrializada passou a ser de agroexportadora.
( ) O processo de industrialização vai além da simples instalação de fábricas em determinado lugar. A industrialização passa a comandar a economia, subordinando outras atividades e exigindo a necessidade de serviços e equipamentos urbanos.
( ) Com base no mapa que apresenta a urbanização do Brasil, na página 68 do livro didático, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás são os mais urbanizados.
( ) O processo de industrialização contribuiu para a redução da saída das pessoas do campo.
( ) Todo país que alcançou um alto nível de urbanização pode ser considerado também como um país desenvolvido, com condições adequadas de vida a todas as pessoas que habitam seu território, tendo em vista a existência de diversos serviços nas cidades, como escolas, hospitais, creches, transportes públicos, etc.
CASO SOBRE ALGUNS MINUTOS, TRABALHA-SE COM MÚSICA, PEDINDO UM TEXTO REFLEXIVO SOBRE O TEMA
Me ajudou muuuuuuuuuuuiiiiitooooooooooo mesmo *-*
ResponderExcluirbrigada *-*
Olá Gabriela !
ExcluirO fato de ter contribuído basta para justificar a existência do blog !
Obrigado pela visita !