A valorização dos profissionais escolares (texto II)


A valorização de todos os profissionais escolares, e não apenas do corpo docente, é imprescindível para a construção de uma educação de qualidade, que não represente na sua prática uma contradição excludente dos aspectos de cidadania, justiça social, senso crítico e igualdade, conforme preceitua a chamada Educação Emancipadora. 

Apesar de no plano da gestão  democrática, nas letras da Lei, como a LDB, Plano Nacional de Educação, entre outros, se pregue a importância de todos os profissionais para o funcionamento harmônico do sistema, a figura do professor segue frequentemente sendo o foco das políticas educacionais.

Quando se fala em escola se vem à mente os profissionais docentes, as práticas e teorias pedagógicas, mas o funcionamento eficiente das escolas depende de uma equipe diversificada que atua de forma integrada. 

Funcionários administrativos, agentes de limpeza, merendeiras, bibliotecários e responsáveis por laboratórios e multimeios, motoristas do transporte escolar, e, em especial, os secretários escolares desempenham funções cruciais que, muitas vezes, passam despercebidas.

A Função dos Secretários Escolares

Os secretários escolares são pilares da gestão educacional. São eles que garantem a organização administrativa da escola, lidam com documentos oficiais (elaborando, conferindo, assinando e validando), encarregam por todo o processo moroso, minucioso e detalhista das matrículas (que muitos acham que ocorre somente uma vez no início de ano, mas é algo contínuo e permanente atualizado e alimentado), além de mediar a comunicação entre gestores, professores, alunos e responsáveis. Ao lado da gestão, auxiliam nas demandas financeiras, nos controles patrimoniais, na alimentação de sistemas diversos. Para resumir, são profissionais polivalentes, com um leque abrangente de atribuições que inviabiliza citar neste texto.

Segundo Libâneo (2001), a gestão escolar eficiente é fruto da articulação entre o trabalho pedagógico e o administrativo, sendo que este último, frequentemente realizado pelos secretários, é essencial para dar suporte às práticas educativas.

Apesar dessa relevância, a desvalorização dos secretários escolares é uma realidade evidente em muitas redes de ensino. 

As condições de trabalho frequentemente são inadequadas, com jornadas extenuantes, acúmulo de funções, prazos muitas vezes mal distribuídos e ausência de incentivos para formação continuada. 

De acordo com estudos recentes, a sobrecarga administrativa é um dos principais fatores de desgaste emocional e físico entre esses profissionais, refletindo diretamente na eficiência do sistema escolar (Cruz, 2018). Relembrando que o atendimento ao público, atividade também apontada pela literatura como geradora de tensão e estresse, faz parte concomitante ao serviço burocrático do rol de atribuições.


O Impacto da Desvalorização na Qualidade da Educação.

A não valorização dos profissionais de apoio, de forma geral, resulta em prejuízos para o ambiente escolar. 

Lück (2009) destaca que a gestão escolar depende de um sistema coeso, no qual todos os agentes devem ser reconhecidos por sua contribuição. 

A falta de reconhecimento tende a gerar desmotivação e baixa produtividade, comprometendo o atendimento aos alunos e a qualidade das práticas pedagógicas.

Além disso, a divisão hierárquica e a diferenciação de status entre os membros da equipe escolar reproduzem desigualdades presentes na sociedade. Ou seja, a escola, apontada socialmente como locus de igualdade, de valorização, de pensamento crítico, reproduz em sua estrutura as desigualdades e vieses existentes na sociedade e tão criticados. Outra contradição é que a Educação sendo uma das áreas mais relevantes e importantes de atuação do Estado, uma área de grande valor social, não demonstra a mesma valorização a seus profissionais. Dada a importância da Educação, os melhores profissionais deveriam fazer parte de seu corpo profissional, serem reconhecidos profissionalmente como tal, através de incentivos materiais ou financeiros e simbólicos, para então serem também reconhecidos socialmente. 

Segundo Bourdieu (1998), essa dinâmica reforça uma lógica que desconsidera o valor do trabalho administrativo e manual, em detrimento do intelectual. É o que vemos quando os profissionais de apoio, em geral, ficam relegados ao segundo plano interna e externamente. Assim, perpetua-se a invisibilidade e a desvalorização dos profissionais de apoio. Como a Educação vai ser importante se seus profissionais não são assim vistos ?


A Importância de Políticas de Valorização

Para superar esse cenário, é necessário adotar políticas públicas que contemplem todos os trabalhadores escolares. Isso inclui desde a melhoria das condições de trabalho, como a oferta de infraestrutura adequada, até a criação de planos de carreira que reconheçam o papel estratégico desses profissionais no processo educacional, que reconheçam sua experiência, saberes, e as especificidades e complexidades desta função.

A formação continuada também é crucial para que esses trabalhadores possam acompanhar as inovações administrativas e pedagógicas. E em se tratando de tempo de mudanças rápidas, do crescente uso da tecnologia, é vital que todos os profissionais acompanhem estas inovações sob pena de se tornarem obsoletos e improdutivos.

No caso dos secretários escolares, é essencial promover o reconhecimento da sua função como parte integrante da gestão.

A implementação de gratificações e incentivos pode ser um passo inicial, mas é igualmente importante que haja uma mudança cultural que valorize a contribuição de cada profissional. Vale lembrar, que é prática comum nas escolas atividades fora dos horários normais de trabalho (extra jornada), e até mesmo prazos a serem cumpridos em períodos de férias. Muitas vezes, nestes casos, a contrapartida é a compensação de horas, o que não é suficiente quando a equipe é reduzida, pois a ausência gera gargalos e prazos mais estreitos para cumprir as tarefas que lhes são exclusivas.

Conclusão

Valorizar todos os profissionais da educação é um caminho indispensável para construir uma escola mais justa, inclusiva e eficiente. 

Somente a partir do reconhecimento do papel de cada membro da equipe escolar será possível promover uma educação que atenda às demandas da sociedade contemporânea e contribua para o desenvolvimento 
pleno dos estudantes.

Como isso, fica mais fácil buscar a Educação de qualidade, aferida em números e indicadores, mas também promover uma prática coerente com as leis que dizem valorizar todos os profissionais e com a necessidade das escolares serem exemplos sociais de valorização do ser humano, de promoção de igualdade social e do exercício da cidadania.

Leia também: 

https://vozesdoverbo.blogspot.com/2014/11/o-exemplo-da-funcao-gratificada-e.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário