Confusão entre fato e opinião ou militância dos comunicadores ?

Um comunicador, seja locutor de rádio, jornalista de tv, autor de artigos, etc. tem um público que confia em suas palavras, se informa e toma decisões  baseado nelas. Por isso, há uma necessidade ética de buscar a máxima imparcialidade possível, apresentando os fatos sob todos os prismas e vieses, buscando fontes isentas, confiáveis e verificáveis, e principalmente, deixando claro o que é fato do que é opinião ou ponto de vista. Ponto de vista nem sempre corresponde ao fato, a verdade, ou representa a totalidade do fenômeno a ser observado.


Por mera dedução, já podemos supor que a imparcialidade e objetividade, seja jornalística ou até mesmo de conteúdos científicos, é um mito. É uma utopia positivista. 


Até mesmo nas Ciências é o pesquisador que escolhe o objeto de pesquisa, a perspectiva a ser analisada e o referencial teórico que sustenta sua tese. O que dizer então dos meios de comunicação ?


Vamos a um exemplo

Caminhada na Natureza: Inácio Martins, a cidade mais alta do Paraná

No dia 11 de junho de 2023, o Rotary Club de Inácio Martins promoveu uma emocionante caminhada na natureza na localidade de Rio Pequeno. 

Embora não fizesse parte do circuito internacional credenciado pela Anda Brasil e sob as regras do IVV, o evento surpreendeu os participantes com uma recepção calorosa (apesar do frio), uma variedade de atividades e uma paisagem deslumbrante. 

Enfrentando um vento gelado característico de uma das cidades mais altas do