IDEB 2019: Avalia a qualidade do ensino nas escolas que fazem tudo.

Ensino Fundamental salva o IDEB ao ser o único nível a superar a meta. Mas quanto por cento dos recursos ele recebe ?

A Educação Pública mostrou melhor desempenho, embora não tenha a melhor estrutura, os melhores e mais modernos recursos e nem as melhores remunerações. 

Imaginem se as escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental não tivessem que tirar o foco do Ensino para promover eventos arrecadativos ( em nome das APMFs, cuja dependência tornou-se tão normal que não estranhamos professores e alunos venderem rifas...e sonhos ) ou resolver todos os problemas sociais que convenientemente são lançados sobre ela? Tudo vira função da escola !! E com isso, o professor (e demais trabalhadores) passam a desempenhar N funções.

As escolas públicas historicamente vêm cumprindo diversas atribuições paralelas ou alheias as suas funções, , muitas vezes impraticáveis, que se valem da estrutura, recursos e servidores, consumindo recursos e gerando custos que não são necessariamente da Educação. Todas as políticas públicas recaem na escola. 

Depois alguns comparam o PIB com gastos com Educação para criticar o custo com o Ensino (e com os profissionais / servidores). Mas esquecem que a escola serve a uma gama de setores da sociedade e da administração pública, extrapolando sua função. Esquecem que comparar o PIB brasileiro com o de países desenvolvidos é uma distorção. Enfim, se Educação custa caro, a ignorância custa mais.

A Educação custaria menos se o foco fosse ensino e não populismo, se a escola não fosse vista como panaceia, como solução fácil para tudo, o remédio para todos os males.

Pesa ainda que o Ensino Fundamental (embora as desigualdades no Brasil sejam formidáveis), é o nível de ensino com quadro de pessoal mais enxuto e com menores salários.

De um lado,  parabéns aos profissionais pela dedicação e amor, pela doação nem sempre reconhecida pela sociedade; de outro demonstra  a necessidade de posicionamento e reivindicação da classe por melhores condições. 

Tal conquista advém muitas vezes da sobrecarga, esgotamento (vide número de afastamentos e doenças laborais) e de uma dose  de milagre de quem está na linha de frente, de quem conhece cada aluno pelo nome.

Demonstra que o serviço público é injustamente generalizado como negativo. Demonstra superação. 

Assim, professores, equipe gestora, e demais envolvidos, os sinceros parabéns. Vocês fazem a diferença.

Leia também:https://vozesdoverbo.blogspot.com/2014/08/o-ideb-e-concepcao-desvirtuada-de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário