Organizando a 1ª Caminhada Internacional na Natureza em Irati - Caminhos do Pêssego

Em um dia ensolarado de 03 de dezembro, os amantes da natureza e entusiastas das caminhadas se reuniram em Irati - PR para participar de mais um evento. Mas para nós, membros do grupo local de caminhada, este foi um evento único e especial. Concretizamos a Primeira Caminhada Internacional na Natureza "Caminhos do Pêssego".

Os organizadores do evento foram os voluntários que na ocasião faziam parte do Grupo Acordei Caminhadas, desempenhando todos um papel crucial nessa experiência que misturou desafio, hobby, lazer, busca por saúde e qualidade de vida, turismo, desenvolvimento local, conscientização ambiental e o impulso para uma nova forma de olhar para o espaço rural e suas múltiplas possibilidades, dada a diversidade cultural e as belezas paisagísticas da região.


Pessoalmente assumi outro misto de desafio e hobby: fazer um relato subjetivo das 10 primeiras caminhadas internacionais na natureza que eu participasse com o grupo, jornada que teve início em fevereiro de 2023.

Estes relatos incluem a minha visão particular e minhas impressões sobre os atrativos da rota, sobre a receptividade, sobre os fatos ocorridos no evento, às vezes com elogios ou sugestões, pois ao participar de diferentes eventos, vamos conhecendo novas possibilidades e comparativamente avaliando as caminhadas.

O Grupo Acordei Caminhadas, do qual atuei como um dos organizadores desde o momento da criação (em um encontro do qual eu, Márcio e Marcelo Duda participamos na casa deste) , teve seu início com caminhadas locais, posteriormente descobrimos o sabor das Caminhadas na Natureza e nos aventuramos nesta modalidade de

Flexibilização no horário de funcionamento dos estabelecimentos de Irati

https://blog.swile.com.br/
flexibilidade-no-trabalho-2

Em 19 de novembro de 2024 foi para 1ª votação na Câmara de Irati, o projeto de Lei
nº 036/2024  que dispõe sobre o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços no Município de Irati, Estado do Paraná e dá outras providências.

A partir disso, a discussão se fortaleceu entre os munícipes que apoiam ou criticam a referida flexibilização. Nesta sessão, 03 vereadores votaram contrário ao projeto (Cezar, o Batatinha, Tere da Anapci e Hélio de Melo). Os demais 07 votaram favoravelmente. No dia 03/12/2024, em segunda votação, o mesmo resultado foi registrado.

Sobre a questão, creio (opinião pessoal) que a flexibilização frequentemente representa maior liberdade para os empresários, mas raramente proporciona o mesmo para os trabalhadores, que, como elo mais fraco na relação laboral, precisam ser ouvidos e representados adequadamente. 

A liberdade do empregado é aceitar a exigência patronal, nem sempre razoável, ou ter grandes chances de ser demitido, exceto se as leis tornarem a opção de demissão um pouco menos vantajosa para o lado mais forte (o tão criticado direito trabalhista). Sabemos que nem sempre funcionários têm poder de negociação para defender melhores condições de trabalho. E muitos empresários pautam suas ações sob o pressuposto de que o trabalhador é facilmente substituído. "Se não quer, tem quem queira a vaga".

O empregado depende da relação