Caminhar: Entre a Conexão e a mercantilização, entre o eu e o outro

Caminhar: Entre a Conexão e a mercantilização, entre o eu e o outro.

Seja em grupo ou sozinho, este simples gesto oferece experiências que vão muito além do exercício físico: é um momento de contemplação, saúde, introspecção e encontro com o mundo natural, de certa forma tão distante do nosso dia a dia cercado de telas, buzinas, motores, paredes...



No entanto, à medida que o lazer e as práticas ao ar livre se tornaram tendências e atraem muitos adeptos, o caminhar — especialmente em ambientes naturais — passou a ser objeto de mercantilização, revelando contradições entre o propósito de conexão, contemplação, e o consumo que o cerca e a competição, muitas vezes implícita, nos eventos.

Caminhar em grupo tem inegáveis benefícios. Há a troca de

Homenagem à escola Antonina Fillus Panka

Por ocasião do dia do professor em 2024, a Escola Municipal Padre Wenceslau ficou incumbida, no cronograma de atividades propostas pela Secretaria de Educação, de homenagear os docentes da Escola Antonina Fillus Panka, na Vila Nova, em Irati - PR.

Junto às demais atividades, surgiu a ideia de compor uma poesia livre (sem rigor quanto às regras literárias), que homenageasse ao mesmo tempo a escola, a personagem histórica que a nomeia e que é um exemplo de trabalho docente, a iratiense Antonina Fillus Panka, e junto, reconhecer também o importante trabalho docente e saudar todos os professores.

O texto foi elaborado por Haroldo J Andrade Mathias, com base nas informações da reportagem "Nova escola Antonina Fillus Panka é inaugurada em Irati" do Portal Irati (www.portalirati.com.br).

Homenagem à escola Antonina Fillus Panka

Em Irati, uma luz se levanta
Antonina, uma história a exaltar
Um exemplo que inspira e encanta
Gente daqui, com dom de ensinar.

Foi morar em Curitiba enquanto adolescente,
Aprender para depois ensinar.
Freira era o desejo da mãe a inspirar,
Mas mais forte foi o