Uma jornada pelos caminhos de Irati: história, cultura e homenagem através dos nomes das ruas

Ao ler o livro Historicidade, de Dagoberto Waydzik, o qual traz interessantes histórias e relatos sobre os bairros de Irati, senti-me motivado a condensar em uma postagem uma curiosidade a respeito da denominação temática das ruas de alguns destes lugares.

O presente texto não tem caráter reflexivo ou dissertativo, mas puramente informacional e de curiosidade. Até porque, não poderia deixar de mencionar que para  quem tiver o interesse de maiores detalhes, a obra inspiradora supracitada aborda aspectos históricos da formação do município e de seus bairros, cita os primeiros moradores e desbravadores, as ações empreendedores e as políticas públicas que transformaram o espaço geográfico do município, forjaram sua cultura, sua estrutura e solidificaram as bases para seu posicionamento social, econômico, político e cultural da atualidade.

Recomendo esta valiosa leitura, a qual é a base para a compreensão atual de nossa cidade, um material informativo, literário, histórico, cultural, cívico e até mesmo pedagógico que necessita ser apreciado. 

A cidade de Irati - Paraná, em geral, tem as ruas de seus bairros com...(continue lendo)

Valorizar o professor não é blindá-lo da responsabilidade por mudanças.

"Valorizar o professor não é blindá-lo da responsabilidade por mudanças.”

Professores desmotivados abandonando a sala de aula
Fonte: Projeto Colabora

Historicamente a imagem cristalizada do professor foi a do sofredor, da profissão penosa, às vezes do vocacionado, outras vezes, do quase mártir. Enfim, um profissional mal pago, sobrecarregado, abandonado pelo Estado e pela sociedade.

Essa narrativa ainda circula com força nos discursos públicos, sindicais e acadêmicos, e sobretudo nas salas de professores; mas talvez esteja na hora de confrontarmos essa visão sob nova luz: com dados, contexto, exemplos e, sobretudo, coragem de questionar esse discurso quase bíblico.

⏳ De charrete à era digital: o salto estrutural da profissão

Até o início dos anos 1980 (uso este marco temporal para me valer da experiência pessoal), a docência, especialmente nos municípios interioranos, era de fato uma

Urbanização brasileira

CONTEXTO E DELIMITAÇÃO DO TEMA

Considerando que os conteúdos referentes à industrialização brasileiras foram trabalhados e já assimilados pelos alunos, é possível, a partir das relações existentes entre as duas temáticas, adentrar no processo de urbanização brasileira.

Considerando que a "ocupação" do território brasileiro pelos portugueses (e posteriormente por outros países europeus) se deu, historicamente, a partir do litoral, onde também se desenvolveu a cultura da cana de açúcar, e com ela a implantação dos engenhos e outras infraestruturas, é um marco adequado para iniciar a explicação desse processo histórico.

Com a abertura de novas possibilidades de exploração econômica, a ocupação foi se ampliando no sentido leste-oeste. A exploração do ouro também contribuiu para a ocupação do

Caminhadas na Natureza: A Nova Tendência que alia desenvolvimento rural e qualidade de vida

CAMINHADAS NA NATUREZA: A NOVA TENDÊNCIA QUE ALIA DESENVOLVIMENTO RURAL E QUALIDADE DE VIDA.

 As ruas das cidades estão cada vez mais movimentadas, mas não é apenas o trânsito de veículos e a correria urbano-produtivista que vêm crescendo nos últimos anos. A circulação de pessoas está maior, mas não é apenas em deslocamentos a pé para o trabalho ou ao mercado. A população urbana tem abraçado com vigor o hábito das atividades físicas, ocupando academias, praças, parques, clubes, e até as ruas e estradas, ganhando destaque as caminhadas.

E percebe-se que esta atividade se destaca e se torna mais prazerosa ao ser realizada ao ar livre, especialmente em grupos, consistindo não apenas na prática pura de um exercício físico, mas combinando-se com momentos de lazer, de interação social, de relaxamento e de apreciação das paisagens.

É um contraponto ao acelerado ritmo de vida, ao uso intensivo de veículos e demais meios de transporte para poupar tempo, ao crescimento dos centros urbanos, onde se destaca o cinza e a dureza do concreto, e ao uso constante de telas em nosso dia a dia.

Em paralelo, verifica-se, além da busca crescente por estes momentos de atividade física, uma demanda por ambientes naturais, por maior contato com a natureza (embora ela esteja em toda parte, até em nós), pelo maior contato com o rural, por contemplar as paisagens naturais, desacelerar, conhecer novas culturas e hábitos de vida.

Embora caminhar seja uma das

O velho matadouro municipal de Rebouças - PR

"O velho matadouro municipal de Rebouças - PR”

O crescimento e a modernização da cidade, a expansão dos bairros de modo geral, bem como a construção do Fórum Eleitoral, foram fatores que trouxeram, juntamente com o investimento na revitalização, uma nova estética à Praça do Expedicionário, localizada próxima ao Ginásio de Esportes Camilão e ao Centro Cultural, em Rebouças – PR.

Apesar das melhorias e das mudanças, às vezes, na correria do dia a dia, e com os deslocamentos realizados preponderantemente dentro de veículos, característica da vida urbana apressada, não percebemos a cidade e não nos damos conta da atratividade de seus espaços de vivência, tampouco das marcas históricas que revelam o passado de nossa terra.

Uma construção antiga, parte da história do

O desafio do pensamento crítico

Desde a minha época de estudante, sempre procurei cultivar um pensamento crítico. Essa postura foi amplamente estimulada pela sorte de ter tido bons professores de História, Geografia e Sociologia, aliada a uma vontade genuína e um interesse natural por esses assuntos.

Infelizmente, nos últimos tempos, essas disciplinas sofreram certo aviltamento, com sua importância sendo frequentemente menosprezada — o que enfraquece um de seus maiores propósitos: o exercício da cidadania.

Mais do que ninguém, defendo o senso crítico. No entanto, é essencial que a crítica seja bem fundamentada e o mais imparcial possível. Do contrário, transforma-se em mera reclamação vazia ou, pior ainda, em instrumento de defesa ou ataque político, abandonando a objetividade em nome de simpatias ou interesses particulares.

Nesse cenário, a internet tem desempenhado um papel ambíguo. Ao mesmo