Uma jornada pelos caminhos de Irati: história, cultura e homenagem através dos nomes das ruas

Ao ler o livro Historicidade, de Dagoberto Waydzik, o qual traz interessantes histórias e relatos sobre os bairros de Irati, senti-me motivado a condensar em uma postagem uma curiosidade a respeito da denominação temática das ruas de alguns destes lugares.

O presente texto não tem caráter reflexivo ou dissertativo, mas puramente informacional e de curiosidade. Até porque, não poderia deixar de mencionar que para  quem tiver o interesse de maiores detalhes, a obra inspiradora supracitada aborda aspectos históricos da formação do município e de seus bairros, cita os primeiros moradores e desbravadores, as ações empreendedores e as políticas públicas que transformaram o espaço geográfico do município, forjaram sua cultura, sua estrutura e solidificaram as bases para seu posicionamento social, econômico, político e cultural da atualidade.

Recomendo esta valiosa leitura, a qual é a base para a compreensão atual de nossa cidade, um material informativo, literário, histórico, cultural, cívico e até mesmo pedagógico que necessita ser apreciado. 

A cidade de Irati - Paraná, em geral, tem as ruas de seus bairros com nome de antigos moradores do local ou de personalidades ilustres da cidade, da região ou até mesmo de relevância nacional. Justas homenagens a cidadãos que deixaram seu legado e marca na história.

Nominar ruas, além da menção honrosa, tem caráter prático. Torna muito mais fácil localizar determinado endereço por ter o condão de ser memorizado ou comentado com mais facilidade que apenas um número, como o CEP.

Alguns países, e até algumas cidades, utilizam números e letras para designar os logradouros. No Brasil, em geral, se utiliza o nome de pessoas destacadas em alguma área. A definição se dá através de Projeto de Lei, votado e aprovado na Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo a Lei 6454 de 1977, “é proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva ou que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade, a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta”. Ou seja, existem regras formais e legais para tal definição.

Para além das questões conceituais, o que se busca destacar neste texto é a curiosidade de que em Irati – PR  alguns bairros têm nomes temáticos em suas ruas, como nome de flores, de árvores, de pássaros, de cidades. Vejamos a lista exemplificativa a seguir.

Bairros e suas ruas

Bairro Jardim Planalto: Fazendo jus à expressão jardim,  tem ruas com nome de flores: Rua das Funcionárias, dos Lírios, das Hortênsias, das Rosas...

Vila São João: Ruas com o nome de alguns estados brasileiros: Rua Bahia, Rua Mato Grosso, Rua Pernambuco, Rua Santa Catarina, etc. Também se destacam os nomes de figuras destacadas em Irati e região, como Luiz Fernando Anciutti Pessôa, Maria Pessôa Smolka, Pedro Anciutti, Luiz Orreda, Braulio Zarpellon, Doutor Lourival Luiz Fornazari, etc.

Bairro Jardim Aeroporto: Predominam em suas ruas os nomes de árvores, como Rua das Amoreiras, das Araucárias, das Castanheiras, além de nomes de pessoas, como Pedro Moreira, Vereador Doutor François Abib, Thadeu Glinski,etc.


Bairro Jardim Virgínia: predomina nome de pessoas, como Alberto Rebesco, Bernardino Rebesco, Estanislau Bronislaviski, Otacilia Andrade Belich, Trajano Grácia, etc.

Bairro Nhapindal: Figuram os nomes de pessoas destacadas da localidade ou região, como Dorotéia Szpak Choma, Eduardo Van der Laars, Deputado Cezar Silvestre, Alzira Sembay Choma, além de datas comemorativas, como 28 de Maio (Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna), 26 de Agosto (Dia Internacional da Igualdade da Mulher), dia 23 de Setembro (Dia Internacional das Línguas de Sinais), ou seja, traz dadas  que remetem à inclusão social.


Bairro Alto da Lagoa: Apresenta nomes de aves identificando suas ruas, como por exemplo: Rua das Sabiás, das Gaivotas, das Tirivas, das Codornas. Além de nomes de pessoas, como Doutor Afranio Mayer de Souza, Doutor Osvaldo Gotlieb Filho, além da conhecida Avenida das Torres, principal via de integração do Bairro com a cidade.


Bairro Alto da Glória
: ruas com nome de alguns moradores da cidade ou do local, e nome de cidades paranaenses. Tem Rua Palmeiras, Rua Rebouças, Rua Prudentópolis, entre outras.

Bairro Camacuã: basicamente, as ruas são denominadas com o nome de pessoas.


Bairro DER: Nome de pessoas destacadas (Abib Mansur, Ildefonso Zanetti, Silverio Doniak, etc.), nome de Flores (em sua intersecção com o Jardim Planalto – Rua das Funcionárias, dos Lírios, das Rosas); nome de praias (Rua Matinhos, Rua Caiobá, Rua Shangri-la, etc)


Bairro Fósforo: apresenta o nome de personalidades de relevância local ou regional, como Adari Fernando Visinoni, Alfredo Nunes do Nascimento, Antônio Cândido Cavalin, Daniel Moreira, Francisco Stroparo.

Bairro Canisianas: De forma coerente com a presença do Colégio São Pedro Canísio e a importância das religiosas no local, muitas ruas tem nomes de personalidades religiosas católicas, como Padre Ruy do Carmo Pereira de Aguiar, Padre Delile Pinto Ribeiro, São Pedro Canísio, além de nomes de cidadãos locais, como Dona Noca, Antonio Lopes, Coronel Sabóia, entre outros.

Bairro Colina Nossa Senhora das Graças: Apresenta uma diversidade de nomes de ruas, contemplando desde nome de pessoas (João Visinoni, Ladislao Obrzut, Ladislau Griczinski, etc), nome de pedras (Rua Diamante, Rua Esmeralda, Rua Ametista, Rua Rubi, Rua Safira), algumas datas e nomes de árvores.

Bairro Engenheiro Gutierrez: Destaca-se apresentando nomes de países das Américas em seus logradouros, como Rua Argentina, Rua Estados Unidos, Rua Haiti, Rua Guiana, Rua Equador, Rua Bolívia, etc.

Bairro Jardim Califórnia: Apresenta ruas com nomes de países, como a Rua Brasil, Rua Japão, Rua Holanda, Rua Itália. Aparecem também nomes como de José Smolka, Luiz Fornazari Neto, José Galiciolli, Coronel Pires, etc.


Bairro Lagoa: Em um bairro que remete à água, as ruas são conhecidas pelos nomes de rios, como Rio Tigre, Rio Vermelho, Rio Tocantins, Rio Ipiranga, Rio Amazonas, etc. Os nomes de pessoas são Bronislau Bindas, Edgard Andrade Gomes, Emília Bressan Zarpellon, Antônio Borazo e Noé Rebesco. etc. E ainda alguns nomes relacionados ao meio celeste, como Rua Estrela D’alva, Rua Constelação. Também tem Rua Chuva de Ouro


Bairro Rio Bonito: Por ser um bairro grande, e com loteamentos incrustrados, apresenta uma variedade de nomes de ruas. Contempla nomes de árvores, como Rua das Grevilhas, das Macieiras, dos Cedros, dos Limoeiros, dos Pessegueiros (Conjunto Santo Antônio). Nome de personalidades, como Adão Panka, Abílio Carvalho Bastos, Domingos da Luz, Expedicionário José de Lima, José Chami, Caetano Zarpelon, João Cândido Ferreira, Pacífico Borges,  etc.


Bairro Riozinho: As ruas são marcadas pela escolha de nomes de Santos católicos, como Rua Santo Antonio de Pádua, Rua São José, Rua São Francisco, São Jorge, São Pedro. Consta ainda Arlete Vilela Richa e João Protzek.



Vila Nova
: O destaque fica para os nomes sagrados, como Rua Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora do Rocio, Nossa Senhora do Rosário, Santa Luzia, etc.


Bairro Stroparo: Caracteriza-se pelos nomes de pessoas importantes da cidade ou região, como Trajano Grácia, Tico Lopes, Pedro Waydzik, Olavo Bilac, José Fillus, Irmã Helena Olek.

Esses são exemplos que ilustram a diversidade de temas utilizados para nomear as ruas nos diversos bairros de Irati, Paraná. Cada um desses temas reflete aspectos históricos, culturais, naturais ou religiosos importantes para a comunidade local. 

Obviamente que muitas ruas já foram e ainda serão renomeadas. Novos loteamentos estão surgindo. Mas este texto é uma caricatura do atual momento e revela esta curiosidade a respeito da cidade, de maneira livre e despretensiosa, sem entrar em detalhes técnicos ou legais sobre as divisas de bairros ou a existência de loteamentos ou conjuntos, que por ventura não foram citados. A escolha dos nomes de ruas citados nos exemplos também não revela nenhuma ordem hierárquica, pois foram tomados aleatoriamente.

E reforçando, o livro citado acima é uma excelente forma de conhecer a origem destes bairros e das pessoas que denominam estas ruas. Leiam-no !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário