ALGUMAS MEDIDAS PARA TORNAR UM AMBIENTE ESCOLAR MAIS SEGURO

O chefe de Fila orienta a evacuação, sempre pela direita, até o Ponto de Encontro. Isso permite uma padronização para que a equipe de socorro, em sentido contrário, também se desloque livremente pela direita.
Todos os alunos devem sair em fila indiana, sem corridas, mas em passo apressado e encostados à parede.
MATERIAS E ORIENTAÇÕES EXTRAS:
Elis Daiane Ribeiro
Emerson Adriano Gomes
Haroldo José Andrade Mathias
Durante uma atividade proposta pela
disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, tivemos a
oportunidade de realizar observações no Colégio João de Mattos Pessoa, em
Irati. Parte destas observações podem ser aplicadas em outras escolas, pois se
tratam de orientações gerais visando contribuir com a segurança do ambiente.
Para isso,
realizamos um trabalho com a seguinte temática: “Pequenas medidas para tornar
um ambiente escolar mais seguro", onde foi explanado aos alunos o
tema “rotas de fugas”, apresentando-os às simbologias comumente utilizadas no
quesito segurança, além de demonstrar na prática como se comportar em um
eventual acidente de qualquer natureza, indicando aos alunos como proceder em
situações de emergência.
Indicou-se também
quais os procedimentos adotados pelas equipes de socorro, apresentando as
razões técnicas que justificam o porquê de cada procedimento ser realizado de
determinada maneira.
Além da
preocupação com o quesito "segurança da estrutura física", a qual
demanda investimentos e às vezes reformas, o que se torna mais complicado e
oneroso, é importante e também que as instituições orientem melhor os seus
alunos e demais usuários nesta questão e também sobre como estes devem agir em
caso de acidente de qualquer natureza.
Como as
simbologias seguem um padrão e como as dificuldades e dicas podem ser
utilizados em qualquer situação e em qualquer local, este breve resumo visa
apresentar os principais pontos que podem ser úteis para as demais escolas bem
como para as situações que poderemos encontrar no dia a dia, não esgotando o
tema, mas despertando o interesse dos leitores para buscarem maiores
informações.
Desta forma,
contribui-se para minimizar os riscos e fazer da escola um ambiente mais seguro
para todos, para que alunos; professores e funcionários possam estar focados
apenas no objetivo da instituição: O APRENDIZADO.
IMPORTÂNCIA
DA PREVENÇÃO
•
Melhorar a segurança do pessoal que circula na escola;
•
Dimensionar
os acessos as saídas de emergência;
•
Dar
um primeiro combate a um possível princípio de incêndio
A
IDEIA DO PROJETO NA ESCOLA
• Apesar
de muitas instituições não disporem de projeto de prevenção contra incêndio e
pânico formalizado, pequenas medidas podem fazer da Escola uma ambiente mais
seguro para todos. Por exemplo:
• Agir com calma e saber o que fazer, tornará a sua saída da escola mais segura, numa eventual situação de risco.
• Agir com calma e saber o que fazer, tornará a sua saída da escola mais segura, numa eventual situação de risco.
ROTA DE FUGA
Rota de fuga é um mapa que
representa, através de símbolos apropriados, o trajeto a ser seguido pelo aluno
no caso de necessidade urgente de evacuação do local (escola) em função de
incêndio, desabamentos ou outros casos. A falta de indicadores de...
rotas de evacuação poderá ocasionar situações de pânico em emergências, onde o fator tranqüilidade é preponderante para a prevenção de acidentes graves.
rotas de evacuação poderá ocasionar situações de pânico em emergências, onde o fator tranqüilidade é preponderante para a prevenção de acidentes graves.
ALGUNS DOS SÍMBOLOS UTILIZADOS

Lembrando que os símbolos podem ser de ORIENTAÇÃO (geralmente verdes, de forma quadrada ou retangular), as quais servem também para identificar equipamentos. As de ALERTA (geralmente amarelos e triangulares) e as de PROIBIÇÃO (vermelhos, geralmente circulares).
AS
CORES
• Vermelha:Utilizada para símbolos de proibição e
identificação de equipamentos de combate a incêndio e alarme.
•
Verde: Utilizada para símbolos de orientação e
socorro.
•
Preta: Utilizadas para símbolos de alerta e
sinais de perigo.
•
Branca e Amarela: cores de contraste para as
sinalizações de proibição e alerta.
SAÍDAS
Agora de nada adianta a sinalização, se
os acessos as saídas para um local seguro não forem suficientes para a rápida
retirada do pessoal em caso de
emergência.
ILUMINAÇÃO
Mesmo se o ambiente escolar não foi
utilizado no período noturno, deve se ter iluminação natural suficiente, e a
noite artificial obrigatória
MEIOS DE ALARME
Meios de alarme são aqueles que
procuram informar sobre a ocorrência de algum sinistro na escola. Deve ser
definido um sinal sonoro e audível, isto já previamente treinado por todos,
devendo ser diferente e que não possa ser confundido (campainha, sirene, apito)
EXEMPLO:
Um toque longo – evacuação
externa
Vários toques intermitentes – evacuação interna
“deverá
ser identificado por todos.”
MEIOS
DE ALERTA
Meios
de Alerta
são utilizados para o acionamento dos meios externos de socorro, deve ser bem
visível (bombeiros 193 – polícia militar 190)
ORGANIZAÇÃO
DA SAÍDA
A
coordenação da evacuação é feita pelo professor, com a ajuda do Chefe de
Turma (líder), isto já previamente definido.
O
líder de turma é o chefe de fila, o que vai na frente e o professor é
o cerra-fila, o último a sair.
O chefe de Fila orienta a evacuação, sempre pela direita, até o Ponto de Encontro. Isso permite uma padronização para que a equipe de socorro, em sentido contrário, também se desloque livremente pela direita.
Todos os alunos devem sair em fila indiana, sem corridas, mas em passo apressado e encostados à parede.
MATERIAL
ESCOLAR
“Sai
e não volte jamais para trás.”
PONTO
DE ENCONTRO
Em
situação de saída rápida da Escola, deve se ter um local de reunião seguro,
previamente definido, para onde todos devem ir.
Permaneça
sempre no local de reunião com os seus colegas de turma e professor, até serem
dadas novas orientações.
CLASSIFICAÇÕES DE INCÊNDIOS
Para melhor compreensão da origem ou
propagação de um incêndio, o mesmo pode ser basicamente classificado em quatro
classes
Classe A - são materiais
de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e
profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras,
etc.;
Essa classe de incêndios
deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma
Classe B - são
considerados os inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície,
não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;
Neste caso NÃO se
pode usar extintores à base de água;
Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc. Extintores de pó químico e de Gases são os permitidos para esse tipo de incêndio.
Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio
Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc. Extintores de pó químico e de Gases são os permitidos para esse tipo de incêndio.
Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio
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