Conhecendo a estrutura organizacional e os produtos e pesquisas do IBGE

INTRODUÇÃO

Mudando um pouco o padrão dos assuntos apresentados neste blog, esta postagem traz um conteúdo que objetiva colaborar com o pessoal que eventualmente for prestar concurso público para o IBGE, ou simplesmente, para subsidiar aqueles que tenham interesse em ter uma visão geral sobre a estrutura organizacional, as principais diretorias e setores e principalmente sobre os principais produtos ou pesquisas realizados por este importante órgão.

Seria inócuo e prolixo por demais discorrer de modo a tentar contemplar toda a importância do amplo trabalho do IBGE na geração de informações necessárias ao planejamento, ao controle e avaliação de diversas políticas públicas, na realização de estudos e pesquisas que retratam o Brasil em seus mais diversificados aspectos, além de contribuir com subsídios informacionais para a tomada de decisões no setor empresarial privado. 

A importância desta entidade da administração pública indireta fica fica evidente na abrangência e profundidade dos temas e das pesquisas realizadas, as quais se pretende apresentar resumidamente a partir de agora. Desta forma, seria contraproducente e desnecessário discorrer sobre cada produto ou tipo de pesquisa realizada, sua abrangência, período, público alvo, usuários das informações geradas, etc. 

Para quem necessitar de maiores detalhes, os editais de concurso para os cargos no IBGE geralmente disponibilizam materiais completos e atualizados de estudo, como o (clique aqui) elaborado pela FGV e utilizado para a elaboração do presente resumo gráfico, os quais merecem uma leitura na íntegra para se compreender os detalhes de cada pesquisa. O próprio site do IBGE é rico em informações, tanto sobre os estudos realizados quanto sobre o próprio órgão.

Ressalta-se então que o objetivo desta postagem é justamente sintetizar as informações. Mostrar uma "fotografia" da estrutura organizacional e dos produtos e pesquisas. Portanto, optou-se por esquematizar os pontos principais. Parte-se do pressuposto de que a visualização dos esquemas gráficos favorece o modo de aprendizagem visual, além de dar maior agilidade para uma revisão após a leitura de fontes escritas mais detalhadas.

UNIDADES ORGANIZACIONAIS DO IBGE

A imagem seguinte apresenta as unidades organizacionais do IBGE. Elas se configuram em órgãos, os quais são, basicamente, divididos em Conselhos e Diretorias. Os órgãos específicos e singulares são os mais relevantes neste contexto, pois é neles que estão as diretorias, entre elas, a Diretoria de Pesquisa, responsável pelas diversas coletas de dados que embasam os mais variados estudos.



DIRETORIA DE PESQUISA E SEUS PRODUTOS

A figura seguinte focaliza, dada sua importância e a variedade das pesquisas realizadas e das informações produzidas, especificamente a diretoria de
pesquisa e seus produtos. Ou seja, destaca dos Órgãos Específicos e Singulares da tabela acima somente a Diretoria de Pesquisas.


DIRETORIA DE GEOCIÊNCIAS E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

De igual maneira, a próxima imagem apresenta de forma destacada a Diretoria  de Geociências e suas divisões ou áreas.


O QUE FAZ A DIRETORIA DE PESQUISAS ? 

A imagem subsequente traz uma abordagem mais específica. Ela apresenta novamente a Diretoria de Pesquisas e seus produtos, segmentando-os em tipos e subtipos. Além disso, esta imagem traz a sigla das principais pesquisas realizadas.

As siglas se constituem em uma forma mais prática (e compatível com a forma de gráfica de exposição) de se familiarizar com o nome de cada pesquisa e com o que ela representa: sua área, a informação levantada, o setor pesquisado e a periodicidade. Mas para facilitar essa empreitada, na sequência serão apresentadas tabelas que descreverão as características fundamentais de cada pesquisa, conforme a Diretoria responsável, o Tipo, o Subtipo e o Núcleo Estruturador. No entanto, dada a quantidade de informações, antecipo que perder-se-á uma tanto da objetividade e o material se tornará mais poluído visualmente.Caso estas tabelas que detalham as pesquisas fiquem ruins de visualizar, clique nelas para ampliá-las.


DETALHAMENTO DAS PESQUISAS 

A visão geral da extensa série de pesquisas e produtos de forma sistematizada trouxe uma compreensão contextualizada de cada pesquisa. Isso torna mais fácil entender e distinguir isoladamente cada pesquisa, saber à qual diretoria ela se vincula, o tipo de informação (econômica, social, de preços, etc.) que ela apresenta, se a coleta é domiciliar ou em estabelecimentos, saber a periodicidade, entre outras características.

As tabelas seguintes, porém, buscam ir além, apresentando maiores detalhes e algumas das características de cada pesquisa, bem como, apresentar o nome completo das pesquisas indicadas nas siglas. Ou seja, a partir do momento que se tem uma noção do todo, genérica e contextualizada, presume-se que se torna conhecer e entender cada pesquisa isoladamente, seus objetivos e informações geradas, além de sua importância para a sociedade, para o governo, para a definição das políticas públicas e sua avaliação, etc.


1) DIRETORIA DE PESQUISAS
1.1. ESTATÍSTICAS SOCIAIS E DEMOGRÁFICAS
1.1.1. SUBTIPO DOMICILIAR



1) DIRETORIA DE PESQUISAS
1.1. ESTATÍSTICAS SOCIAIS E DEMOGRÁFICAS
1.1.2. SUBTIPO EM ESTABELECIMENTOS OU REGISTROS


1) DIRETORIA DE PESQUISAS
1.2. ESTATÍSTICAS ECONÔMICAS
1.2.1. PERIODICIDADE ANUAL



1) DIRETORIA DE PESQUISAS
1.2. ESTATÍSTICAS ECONÔMICAS
1.2.2. PERIODICIDADE MENSAL

1) DIRETORIA DE PESQUISAS
1.3. ESTATÍSTICAS AGROPECUÁRIAS
1.3.1. PERIODICIDADE ANUAL




1) DIRETORIA DE PESQUISAS
1.3. ESTATÍSTICAS AGROPECUÁRIAS
1.3.2. PERIODICIDADE TRIMESTRAL / MENSAL


1) DIRETORIA DE PESQUISAS
1.4. ESTATÍSTICAS DE PREÇOS


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