Caminhada em Mandirituba: Descobrindo os Encantos dos Campos de Camomila

Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, foi palco de uma caminhada que reuniu aproximadamente 1,5 mil participantes no dia 2 de julho de 2023. 

Durante o percurso de cerca de 12 km, os caminhantes puderam apreciar as belezas naturais da região, com destaque para os campos de camomila, que emprestam seu aroma e propriedades relaxantes.

Nome de origem indígena, Mandirituba significa "lugar onde há muitas abelhas" ou "colmeal", é um município localizado a 886 metros de altitude, com uma extensão de 379,2 km². Segundo o último censo, conta com uma população de 26.869 habitantes, resultando em uma densidade demográfica de 70,9 habitantes por km².

A camomila, cujo nome científico é Matricaria chamomilla, pertence à família Asteraceae. Popularmente ela é chamada também de camomila-alemã, macela-nobre, maçanilha, matricária, camomila-da-alemanha, camomila-legítima, entre outras denominações. Ela é uma planta ramificada que pode atingir 30 cm de altura. Suas flores possuem um aroma e sabor peculiares, sendo amplamente utilizadas por suas propriedades calmantes e no tratamento de inflamações intestinais. Além disso, a camomila é empregada como aromatizante em alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal.
Trazendo um breve resumo da história de Mandirituba, destaca-se que em 1900, foi instalada uma serraria na Fazenda Rio Grande, pertencente à empresa Irmãos Bettega Ltda., que foi responsável pela construção das primeiras casas comerciais e de uma escola na região. Com o passar dos anos, o local se desenvolveu e, em 1909, o lugarejo de Estrada de Mandirituba foi elevado a Distrito Judiciário, simplificando sua denominação para Mandirituba. Posteriormente, em 1960, por meio da Lei Estadual nº 4.245, o município foi oficialmente constituído, desmembrando-se de São José dos Pinhais.

Durante a caminhada, os participantes puderam desfrutar de pontos de apoio a cada 4 km, onde encontraram água e banheiros disponíveis. Ao final do evento, foi servido um almoço aos participantes, assim como um café da manhã. Vale destacar que essas refeições são opcionais e têm o objetivo de incentivar o comércio local, a agricultura familiar e a divulgação dos produtos típicos da região.

Além das paisagens encantadoras, a caminhada proporcionou momentos de interação com a cultura local.

O evento faz parte dos circuitos credenciados pela Anda Brasil e ao participar do primeiro evento de Caminhada Internacional, os participantes recebem uma carteirinha verde. Nela há espaço para 10 carimbos de eventos oficiais. Conforme o participante acumula carimbos, ele vai acessando outras carteiras, de cores diferentes, elevando seu status de participante e auferindo certificados. O número de caminhantes em todo mundo, inclusive no Brasil, tem crescido significativamente. E os esportes populares, de caráter não competitivo, tem se destacado no fomento à agricultura familiar, ao turismo, ao comércio local, à divulgação da cultura, bem como no estímulo à atividade física e ao contato com a natureza.

É interessante destacar que pelos padrões do IVV, é necessário ter carimbos de confirmação de passagem nos postos de controle , ou seja, a organização local deve providenciar uma pequena caderneta do circuito, a qual será carimbada a cada posto de controle. Somente quem recebeu todos os carimbos no ponto de apoio em carteira do evento, e que está apto a receber o carimbo final na carteira oficial. Entretanto, neste evento, talvez pela quantidade de participantes, esta regra não foi seguida estritamente desta forma.

A organização e sinalização do trajeto foram pontos destacados pelos participantes, assim como a cordialidade dos organizadores.

Como os trajetos normalmente são circulares, ao chegar ao ponto final (mesmo ponto de início), além do almoço, com churrasco e costela assada, havia música, bingo, e outras atrações no pátio da Igreja. A experiência da chegada e dos atrativos no ponto final pode ser comparada a um almoço comunitário ou festa de capela do interior, como bem conhecemos em nossa região, revelando a atmosfera acolhedora do evento.

Os campos de camomila se mostraram como um dos principais atrativos, encantando os caminhantes com sua beleza. Embora não tenham sido encontradas cachoeiras ou paisagens surpreendentes durante o percurso, como já tivemos a oportunidade de se deslumbrar em outras rotas, a caminhada em Mandirituba proporcionou uma imersão na natureza e uma oportunidade de conhecer melhor essa região encantadora na área metropolitana de Curitiba.

(Fontes: Wikipedia, IVV - International Federation of Popular Sports)

Confira algumas fotos do evento:















Nenhum comentário:

Postar um comentário