Não precisamos de muito esforço, ou melhor, de muito tempo de observação, para percebermos que a pressa é uma característica quase onipresente que permeia diversas esferas da vida humana e está presente em praticamente todos os comportamentos da nossa vida profissional e pessoal.
![]() |
https://lurdinhabatista.com .br/a-pressa-e-inimiga- da-perfeicao/ |
Obviamente, tempo não é dinheiro. O tempo tem um valor intrinsicamente relacionado com a vida humana, sendo, portanto, muito mais valioso, imensurável em termos monetários, e irrecuperável. Podemos dizer que no contexto de nossa existência, tempo é vida.
Paradoxalmente, enquanto as facilidades tecnológicas proporcionam supostas economias de tempo, nos liberando para "outras atividades", observa-se uma tendência preocupante de perda de detalhes, consequentemente gerando (se é possível estabelecer esta relação de causa e efeito) ansiedade e uma espécie de ditadura imposta pelo relógio.
Na chamada ditadura do relógio, que nos remete ao contexto produtivo, com os apitos das fábricas ditando a hora de levantar, de iniciar a jornada, de descansar e de voltar para a casa, a situação tinha limites mais precisos. Hoje, podemos dizer que estamos além da ditadura do relógio, pois não se tem mais