No dia 21 de maio de 2023, domingo, foi realizada em Prudentópolis a V Caminhada e Cicloturismo Internacional na Natureza, no chamado circuito Pinheiro de Pedra, na localidade de Ponte Nova.
Esta foi a primeira caminhada oficial, credenciada pela Anda Brasil, que o grupo Acordei Caminhadas de Irati, criado em 12/02/2023, do qual sou membro, participou.
De acordo com a organização, a distância total percorrida pelos caminhantes foi de 12,4 km e teve a presença de aproximadamente 300 pessoas. O ponto de partida e de chegada foi na Igreja Nossa Senhora de Hoshiw, do rito ucraniano.
Vale destacar que a inscrição para o evento foi totalmente gratuita, como em regra geralmente é no caso de caminhadas internacionais na natureza, ficando a critério dos participantes adquirir o café da manhã ou almoço servido pela comunidade local, com comidas típicas.
É oportuno salientar que as caminhadas na natureza além de proporcionarem interação social, estímulo para incentivar a atividade física e enfrentar o sedentarismo, momentos de contemplação da natureza, entre outros benefícios e sensações aos participantes, também visa a fomentar o turismo.
O participante entra em contato com aspectos da cultura local, como a gastronomia, o artesanato, conhece os produtos agrícolas locais, a história do lugar, relatada pelos próprios moradores, tudo isso somado a muita beleza, contato com a natureza, paisagens exuberantes, interação e amizades, etc.
Nossa região como um todo tem uma geodiversidade surpreendente, com paisagens naturais fascinantes, cachoeiras, matas, além da rica cultura, mescla das manifestações das diferentes etnias que aqui se estabeleceram ao longo do tempo, que merece ser apreciada.
Os eventos objetivam também fomentar a economia local e contribuir com a agricultura familiar. Ou seja, benefícios para os participantes e para quem promove o evento, além de fortalecer atitudes sustentáveis e ambientais corretas que se espalham por toda sociedade.
Em especial nesta localidade, pudemos conhecer o geossítio onde tem troncos e fragmentos de araucárias fossilizadas, que deram nome ao circuito Pinheiro de Pedra.
Neste link é possível conferir a lenda do Pinheiro de Pedra contada pela população local, e visualizar algumas fotos.
Fomos recepcionados nos pontos de apoio, definidos em média a cada 3 ou 4 km, com água, pinhão cozido, com informações sobre o lugar, enfim, com boa hospitalidade.
Citando alguns pratos oferecidos aos participantes, no café da manhã estava disponível broa, cuca, zaprachka, ovos, mel, virado, torresmo, linguiça, cracóvia, pão com manteiga, etc. No almoço, pierogue, arroz, mandioca, feijoada, leitão no tacho, frango caipira, saladas, entre outras opções.
Neste dia, além do contato com esta rica cultura, tivemos a oportunidade de conhecer um geossítio, lindas paisagens, corredeiras, áreas verdes, propriedades dos agricultores familiares, igreja, a culinária, etc. Mas mais do que isso, foi o primeiro contato de muitos com as Caminhadas do Circuito Internacional, credenciadas pela Anda Brasil.
Caminhar é uma atividade básica e tão natural do ser humano, que muitas vezes não nos damos conta da sua importância e valor. Ao longo da história humana, o homem caminhou rumo a tantas realizações. No dia a dia, nos locomovemos a maior parte do tempo. E em termo de saúde, a ciência já comprovou os malefícios do sedentarismo e os benefícios do movimento. Então por que não transformar esta atividade barata, simples, democrática, acessível, que demanda apenas uma roupa confortável, boa vontade e espírito de equipe, e sair conhecer lindos lugares?
Nenhum comentário:
Postar um comentário