Dicas para os iniciantes nas Caminhadas na Natureza

*Cadastro no grupo*

Temos um formulário on line onde solicitamos que todos os integrantes da equipe Bota pra Andar preencham os dados. Pede-se o nome completo, RG, data de nascimento, se tem alguma condição particular de saúde, enfim, são dados para a organização do grupo e para fazer mais facilmente a lista de passageiros quando saímos de van ou de ônibus. Além disso, tendo o perfil dos membros, fica mais fácil promover atividades compatíveis.

*Participação e Inscrição:*

Não confundir o cadastro no Grupo com a inscrição no site do evento. São duas coisas distintas.

Para participar das caminhadas internacionais na natureza, é necessário realizar a inscrição através do site Ecobooking. Ao chegar ao evento, você precisará validar sua inscrição. Normalmente, haverá tendas ou ponto para este registro de presença, onde você fornecerá seu nome, a equipe organizadora do evento conferirá os dados na lista e fornecerá um crachá. (se for tua primeira caminhada, receberá uma Carteirinha verde, que você levará nos demais eventos que participar, ao passo que o crachá é um específico para cada evento).

Recentemente ( final de 2023, início de 2024), vem sendo adotado o aplicativo do Ecobooking. Com ele é possível fazer inscrições em caminhadas, bem com o credenciamento no dia do evento, além de posteriormente  fazer a avaliação do evento, obter o certificado de participação, etc.

Em muitos eventos também está sendo adotada a pulseira identificadora, substituindo o crachá ou credencial do caminhante.

*Circuitos Internacionais na Natureza:*

As caminhadas credenciadas, promovidas pelas comunidades rurais em parceria com as prefeituras, com a plataforma Ecobooking e sob orientação do IDR Paraná (antiga EMATER), eram chamadas de Caminhadas Internacionais na Natureza. Porém, estão ocorrendo mudanças nos regulamentos, e possivelmente passarão a se chamar de Caminhadas na Natureza do Paraná, revelando uma possível desvinculação com a Anda Brasil (Confederação Brasileira de Esportes Populares, entidade responsável pela normatização das regras das caminhadas no Brasil).

Os Circuitos de Caminhadas na Natureza do Paraná são constituídos por eventos de esportes populares de natureza não competitiva, que buscam promover a geração de renda e o fortalecimento do turismo rural na agricultura familiar, assim como estimular a prática do lazer ativo em meio a natureza.

Visam promover por meio das caminhadas na natureza o fortalecimento do turismo rural na agricultura familiar, com implementação de atividades integradas aos arranjos produtivos, ampliando a diversificação e aumento de renda para os agricultores familiares.

As caminhadas nos circuitos internacionais na natureza geralmente têm uma extensão de 10 km, um pouco mais às vezes. A cada 3 km, aproximadamente, você encontrará um ponto de apoio. Nestes pontos de apoio, você terá acesso a banheiros, água e também a oportunidade de conhecer e experimentar produtos para venda (ou às vezes para degustação). Além disso, em cada ponto de apoio, seu crachá será carimbado. Isso se repetirá nos demais pontos ao longo do percurso.

Ao concluir a caminhada, dirija-se novamente a uma tenda ou ponto de registro e apresente seu crachá para receber o carimbo final e definitivo em sua carteirinha verde, que é uma espécie de RG do caminhante. A carteirinha é fornecida gratuitamente na primeira caminhada e conterá o registro de todas as caminhadas das quais você participou.

*Ranking e Troca de Carteirinha:*

Em seu cadastro no Ecobooking, você poderá acompanhar seu ranking e a quilometragem percorrida, quantas caminhadas participou, se inscrever em novos eventos e avaliar o evento no qual participou. Quando completar 10 carimbos (ou seja, após participar de 10 caminhadas), você terá a oportunidade de trocar sua carteirinha.

*Início da Caminhada:*

Após validar sua inscrição e, se desejar, desfrutar do café da manhã oferecido, você estará pronto para começar a caminhada. Normalmente, a organização realiza um aquecimento e alongamento antes de liberar os participantes. Em algumas situações, pode haver mais de uma largada para evitar aglomerações em passagens estreitas ou trilhas. Afinal, tem caminhadas, como a que participamos em Mandirituba, que tinha mais de 2500 inscritos.

Durante a caminhada, cada um pode seguir seu próprio ritmo. O objetivo principal é apreciar e contemplar a natureza. Os esportes populares não tem finalidade competitiva. É a conexão com o ambiente, o momento de relaxamento e apreciação que conta !

*Alimentação:*

Geralmente, a organização do evento oferece café da manhã antes da caminhada e almoço ao término. A alimentação é paga, porém, não obrigatória, mas é uma forma dos caminhantes colaborarem com a comunidade que promove o evento.

Se preferir, você pode levar seu próprio lanche ou até mesmo organizar algo para ser compartilhado em grupo.

*Benefícios das Caminhadas:*

As caminhadas não apenas promovem interação social, saúde e atividade física, mas também proporcionam a oportunidade de apreciar a natureza e aumentar a conscientização ambiental. Além disso, elas contribuem para o turismo e o desenvolvimento rural, permitindo que você conheça as comunidades rurais não apenas como espaços de produção agropecuária, mas também suas riquezas paisagísticas, culturais, culinárias e modos de vida.

Por exemplo, em Prudentópolis, no Circuito Pinheiro de Pedra, os participantes puderam ver o fóssil da araucária em um sítio geológico, conhecer a lenda local por trás da explicação científica, degustar pinhão, conversar com os moradores e provar a típica culinária ucraniana. Cada caminhada oferece uma experiência única. É o conjunto de elementos (natureza, paisagem, grupo reunido, interação social, etc.) que traz uma experiência única !

*Dicas Importantes:*

Sempre leia as regras e orientações na página do evento, pois cada caminhada pode apresentar particularidades. Algumas incluem trilhas, enquanto outras ocorrem principalmente em estradas rurais. Algumas tem maior ou menor grau de dificuldade. Algumas permitem que se leve animais de estimação, enquanto outras não. Nesta caminhada específica, não é permitido levar animais de estimação.

Além disso, aqui estão algumas dicas importantes a serem lembradas:

• Alongue-se antes de começar.

• Mantenha-se hidratado e leve uma garrafinha com água.

• Evite comer em excesso antes da caminhada, pois isso pode causar desconforto.

• Mantenha uma postura adequada durante a caminhada.

• Use tênis e roupas apropriadas. Tênis que não seja liso.

• Se tiver sol, um boné, chapéu, protetor solar. Se tiver trilhas, um repente, enfim, cuidados básicos que o bom senso indica.


*AGRADECIMENTO*

Em geral, temos dividido despesas para ir de van, ou dividindo custos e caronas para ir de carro nestas caminhadas. Nossa intenção é que de forma acessível, mais e mais pessoas experimentem o prazer das caminhadas, tanto que além das caminhadas na natureza, o Grupo tem promovido atividades dentro da cidade.

E é com este espírito de inclusão e de acesso democrático, que agradecemos a valiosa ajuda que recebemos da *Secretaria de Esportes de Irati*, que nos concedeu (juntamente com a Equipe Acordei) um ônibus de 32 lugares  gratuitamente para participarmos do evento em Prudentópolis em Março de 2024.

E quem quiser saber mais sobre esta onda de caminhada que se populariza e sobre a origem dos esportes populares, deixo abaixo o link de mais um texto sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário