Se somos todos trabalhadores, unamo-nos !


Frases de efeito, rasas e até preconceituosas, têm maior facilidade de se disseminar no tecido social e influenciar a opinião pública do que informações verdadeiras, porém, detalhadas, específicas ou relativas ao contexto, que exigem análise e ponderação. E é valendo deste expediente, talvez até antiético, que se pauta grande parte da estratégia político-partidária no Brasil.

https://www.humorpolitico.com.br/
genildo/o-poder-relativo/
Criam-se toda sorte de generalizações, constroem-se abstratamente figuras inexistentes no mundo real, surgem inimigos imaginários. E enquanto a população se distrai com temáticas ideológicas, debatendo os antagonismos como torcedores de futebol, questões mais importantes são deixadas de lado.

Neste universo de antagonismo, criam-se afirmações, até mesmo preconceituosas para simplificar e construir uma realidade ilusória: todo político é corrupto, todo obeso come demais, todo pobre é preguiçoso, todo rico lutou muito para ter o que possui, todo servidor é displicente...

A própria sociedade, talvez pela força do ego, pela necessidade de

Resumo da História da Contabilidade

A afirmação de Silva e Moura (2003, p. 03) “compreender e identificar os fatos passados é um marco para o entendimento do presente, e com maior segurança projetar idéias futuras” alerta para duas questões importantes.

A primeira destaca que é preciso conhecer a origem da Contabilidade e os fatores ligados a sua evolução para possibilitar que meios mais adequados de atender as necessidades atuais sejam elaborados.
A segunda questão alerta, mesmo que indiretamente, para a importância das informações contábeis como uma forma de conhecimento da identidade empresarial, sua evolução, seu estado presente e perceber para onde ela caminha.

Essa abordagem histórica não objetiva apontar de forma completa a evolução da Contabilidade como ciência, apontando as suas origens, bases e escolas, mas visa enfocar a adequação e resposta da Contabilidade para necessidades práticas de informação e de gestão.

Isso demonstra a sua evolução e resposta às necessidades de seus usuários e a sua adequação ao contexto sócio-econômico de cada época, cujos aspectos são mais condizentes com os objetivos deste trabalho.

Como orientação da evolução histórica da Contabilidade, Beuren (2003) citando vários autores, tais como Melis, Van Breda e Hendriksen, define a cronologia da Contabilidade em quatro fases:

Diferença entre Clima e Tempo

Muitas vezes há uma confusão entre os significados dos termos tempo e clima, sendo tratados como sinônimos, no que se refere às condições meteorológicas. Embora relacionados, tem significados distintos. Segundo o site Mundo Educação, o tempo refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorrer de maneira lenta ou rápida. Ou seja, isso indica que ele pode variar com significativa rapidez. Basta observarmos que, pela manhã, o tempo pode estar nublado, a tarde ensolarada, e a noite pode chover.



Para o CEMBA (Centro Estadual de Meteorologia da Bahia), o tempo é o conjunto das condições atmosféricas e fenômenos meteorológicos que afetam a biosfera e a superfície terrestre em uma escala de tempo (cronológico) e em um determinado local. A temperatura, umidade (nebulosidade, nevoeiro, chuva) vento (e as diferenças de pressão) etc. formam o conjunto de parâmetros do tempo.


Não cabe nesse momento destacar e pormenorizar as diferenças entre os elementos e os fatores do clima. Para quem quiser ter uma noção sobre essa questão, acesse o site uol, clicando aqui. Só vale destacar que os elementos do clima são os atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região como a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica. 

Por sua vez, os fatores climáticos são os responsáveis pelas características ou modificações dos elementos do clima e devem ser analisados em conjunto. Os principais fatores são a latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas.

Da mesma forma, para o Jornal do Tempo Uol, o  tempo se refere ao estado instantâneo da atmosfera a qualquer momento, incluindo temperatura, precipitação, pressão do ar, nebulosidade, etc. Sendo assim, a previsão de tempo é uma projeção para um futuro próximo (de algumas horas a até 15 dias) baseada em cálculos matemáticos chamados modelos numéricos.

O Clima, por sua vez,é o

Equipe Acordei Corrida e Acordei Caminhadas: incentivo ao esporte e busca pela qualidade de vida

ACORDEI CORRIDAS

Desde sua criação em junho de 2018, a equipe de Corrida Acordei, sediada na cidade de Irati, no Paraná, tem se destacado como um exemplo de dedicação, superação e transformação de vida através do esporte. Além disso, incentivado muitas pessoas a praticar a corrida como hobby, lazer ou esporte.

Fundada pelo atleta competidor e maratonista Marcelo Duda, a equipe tem conquistado diversos pódios e inspirado muitos atletas ao longo dos anos.

A paixão de Duda pela corrida começou ainda na época escolar, quando ele participava do cooper, uma prática esportiva educacional leve. Sua característica pessoal de buscar correr mais rapidamente e chegar antes dos colegas chamou a atenção de um professor, que logo percebeu o potencial do jovem atleta e o estimulou a competir.

Essa oportunidade foi fundamental para despertar a paixão pelo esporte e ajudá-lo a se afastar

Distorções cognitivas que bloqueiam a inteligência emocional

       Obviamente, tratar de desenvolvimento pessoal é algo complexo. Diversas teorias dos mais diversos campos tratam da temática sob seu prisma específico, especialmente a psicologia e os campos relacionados à educação. Mas é uma temática que vai além, transpassando diversas áreas da vida, mesclando saber científico, senso comum, experiência de vida.

O fato é que manter-se em pleno desenvolvimento é um imperativo na atual sociedade da informação, extremamente dinâmica, fluída, materialista, mas que se refugia ou retorna para a valorização da espiritualidade, enfim, nesta  sociedade contraditória. Porém, a busca por ser uma pessoa melhor (para nós e para os outros) não repousa apenas nos saberes utilitaristas, técnicos, cientificamente rigorosos, passa também pela sabedoria de vida, pela experiência, pelo querer vir a ser, seja por motivação pessoal, seja pelas imposições do contexto.

Hoje, além dos estudiosos e pesquisadores (saber técnico-científico), muitos coachs, palestrantes, líderes religiosos, influencers, entre outros, dão dicas para que você consiga desenvolver competências para ser um sujeito em desenvolvimento contínuo. Isso abre o leque, obviamente,

O professor sempre está errado

https://www.soescola.com/2017/04/ninguem-leva-
mais-trabalho-pra-casa-que-o-professor.html

Percebemos que atualmente encontramos muitas coisas erradas no lado de dentro dos muros escolares.

A sociedade, como pagadora de impostos, tem o direito de expor estes fatos que comprometem a qualidade da educação.

Salienta-se que professores também pagam impostos, também fazem parte da sociedade e sofrem com atitudes que nada agregam na melhoria daquilo que é coletivo.

Vivemos um momento cujo discurso da moda é propalar aos quatro ventos que pagar impostos nos dá o direito de reclamar de tudo que é público. Afinal, reclamar é mais fácil do que fazermos a nossa parte para melhorar o atual estado das coisas. Que sociedade queremos? Como contribuímos para atingi-la? Reclamando?

Realmente, há muita coisa errada nas escolas. Não compartilho

Avaliação do serviço público pelo cidadão

A Reforma Administrativa ou do Serviço Público anunciada pelo Governo de Bolsonaro tem nitidamente a intenção de reduzir direitos trabalhistas dos servidores públicos, valendo-se da narrativa de tornar a máquina pública mais enxuta, eficiente e menos onerosa — em outras palavras, sob o pretexto de melhorar a vida do cidadão.

Ocorre que precarizar o trabalho público é, em regra, prejudicar o cidadão. Não há oferecimento de

O egocentrismo nos discursos políticos

www.sagradopenedo.com.br
Uma coisa que os políticos ou gestores públicos deveriam aprender sobre liderança, observando o exemplo de muitas empresas eficientes e de sucesso, é que não existe “EU fiz”, mas “NÓS fizemos”. 

Os resultados visíveis do trabalho dificilmente partem de ações isoladas, mas são consequências de um processo complexo, de um esforço coletivo e de um objetivo comum. Em uma empresa, parte-se da definição das necessidades dos clientes para que ela possa oferecer algo de valor a eles. 

Isso orienta o planejamento estratégico, tático e as ações operacionais. E não se encerra na entrega do produto, mas nos serviços de pós-venda, na verificação da satisfação do consumidor, na coleta de informações para melhorar todo o fluxo e retroalimentar o ciclo. Isso envolve pessoas em todos os diversos setores, em todos os níveis hierárquicos. Envolve, inclusive, pessoas

O uso do termo "doutor"

A utilização do termo “doutor”, seja como título acadêmico ou sob a forma de pronome de tratamento, sem entrar no mérito de tal uso ser correto do ponto de vista gramatical ou mesmo legal, é foco de diversas polêmicas. 


Além da discussão sociológica, pois envolve valores, status social, costumes e distinções de classe, o uso do termo traz implicações de ordem prática, inclusive nas relações comerciais, quando optamos por contratar determinado profissional que ao apresentar tal título se destaca como mais qualificado em relação a respectiva concorrência.

Diante de inúmeras controvérsias e de n implicações, irrelevantes para discorrer sobre outras tantas delas, despertou-se o interesse de propor

Aborto: uma questão complexa que não se resolve com opinião e julgamento social

Em linhas gerais, o aborto é definido como a interrupção da gravidez, resultando na remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, o que leva à sua morte, ou é causado por essa intervenção.

Essa interrupção pode ocorrer de forma espontânea, quando não há intenção deliberada da grávida ou de terceiros, ou de maneira artificial, mediante a utilização de técnicas médicas, medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, entre outros.

No Brasil, em conformidade com a legislação vigente, o aborto é considerado crime, seja quando praticado de forma autônoma pela gestante (autoaborto) ou quando realizado por terceiros. No entanto, a lei prevê três