É comum nas conversas diárias haver uma confusão entre quem são os árabes, os turcos, os muçulmanos, os sunitas, os afegãos, os sírios, os libaneses, etc.
Em nossa região (Paraná), por exemplo, onde famílias sírias e libanesas se instalaram no final do Século XIX e início do Século XX, é comum generalizações que as tratam todos como sendo turcas.
Recentemente, com a crise e a disputa de poder no Afeganistão por grupos extremistas, mais termos engrossaram este caldo de confusão, como xiitas, sunitas, talibãs, afegãos, etc. Sendo assim, torna-se oportuno trazer uma breve descrição e desambiguação destes termos. Uma das generalizações mais recorrentes é tratar todos os povos do Oriente Médio como árabes, e tratar todos os árabes como muçulmanos.
Primeiramente, é preciso distinguir a etnia da questão religiosa (embora a religião possa ser um traço marcante da etnia).
Árabes e turcos, por exemplo, pertencem a um grupo étnico distinto, diga-se de passagem. Mas tanto turcos quanto árabes podem ser
muçulmanos ou cristãos. E os árabes (etnia), podem ter diversas nacionalidades, pois diversos países são árabes. Veremos adiante em quais países predomina esta etnia (pois com a migração, muitos árabes estão espalhados pelo mundo mantendo seus costumes).Segundo o site Brasil Escola, o conceito de etnia se sustenta no sentimento de pertencer a determinado grupo com o qual o indivíduo partilha a mesma língua, tradições e território, tornando-se pontos basilares da construção identitária do indivíduo.
Mapas Mentais
Árabes
De forma objetiva, são 22 os países árabes. Eles estão localizados na Península Arábica e no Norte da África. Os países, em ordem alfabética, são: Arábia Saudita, Argélia, Barein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Somália, Sudão, Síria e Tunísia.
Lembrando que além do Islamismo, várias outras religiões são professadas. Além disso, não confunda etnia com nacionalidade. Temos egípcios árabes, libaneses árabes, sírios árabes, marroquinos árabes e sauditas (Arábia Saudita) árabes.

Turcos
Os turcos, segundo a Revista Super Interessante, são originários da Ásia Central. Eles formam mais de 80% dos habitantes da Turquia, que também tem a presença dos Curdos.
Sírios e Libaneses
Sírios e Libaneses, embora sendo árabes, são povos de nacionalidade distinta. Eles mantêm fortes tradições culturais, religiosas e sociais, que os distinguem entre si e em relação a outros povos árabes.
Oriente Médio
O termo Oriente Médio é recorrente na mídia. Refere-se a uma região situada entre a Ásia, Europa e África, com grande instabilidade geopolítica, onde estão países como Irã, Israel, Palestina, Arábia Saudita, Turquia, Síria, Iraque e outros.
Religião
Neste ponto, podemos fazer algumas distinções importantes: Muçulmano é o termo que designa aquele que professa o islã ou islamismo. Dentro do islamismo, existem correntes, sendo as principais os sunitas e os xiitas. Cada uma possui suas próprias tradições e interpretações da fé.
Que legal!!! Hoje foi dia de aprender. Obrigada!
ResponderExcluir