Resumo:
Conhecer, de maneira mais ampla
possível, o campo de trabalho do professor e suas interdependências com o campo
pessoal, econômico, social e político contribui para que a escolha
profissional seja consciente, evitando frustrações futuras. Considerando
que o curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus
de Irati, se constitui sob a forma de licenciatura, torna-se
oportuno extrapolar as fronteiras da sala de aula e verificar, em campo,
qual o perfi l do professor de geografia que atua nos colégios estaduais da
cidade.
Nesse contexto, a investigação de
algumas das características da função docente em termos de conteúdo, contexto e
expectativas pessoais também se reveste de considerável importância. Para
tanto, além de uma abordagem bibliográfica, verifi cou-se através
de questionários as especificidades inerentes à realidade local, as quais
permitiram uma aproximação do perfil profissional dos professores atuantes,
das relações de trabalho e das políticas voltadas à educação, das perspectivas
e dificuldades da carreira e também dos reflexos que tal contexto gera na relação
de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Perfil . Professores.
Irati. Geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário