Francis Bacon, conforme ilustra Smith, apresentou uma concepção externa de natureza, justificando seu domínio pelo homem como forma de restabelecer ou manter o equilíbrio. Esta visão justificou a aplicação de técnicas para transformar a natureza segundo os interesses de grupos sociais. Obviamente, este domínio está sujeito aos limites do poder de apropriação e transformação que a sociedade tinha ao seu dispor.
Acesse a lista de postagens por categoria
Ideologia da Natureza
Francis Bacon, conforme ilustra Smith, apresentou uma concepção externa de natureza, justificando seu domínio pelo homem como forma de restabelecer ou manter o equilíbrio. Esta visão justificou a aplicação de técnicas para transformar a natureza segundo os interesses de grupos sociais. Obviamente, este domínio está sujeito aos limites do poder de apropriação e transformação que a sociedade tinha ao seu dispor.
LRCOM - Livro de chamada on line nas escolas públicas
Um olhar sobre o bairro Alto da Glória, em Rebouças - PR.
Fusos horários do Brasil
![]() |

Caminhada Solidária em Pinho de Baixo: uma rota pela comunidade italiana em Irati PR
Antigamente era assim !
Não sei se podemos afirmar que as coisas atualmente estão melhores que no passado. É uma questão de opinião, de história individual, de percepção. Mas podemos, com toda certeza, afirmar que as coisas mudaram muito, especialmente nas duas ou três últimas décadas. Podemos confirmar esta premissa valendo-se de exemplos da tecnologia, da medicina, da indústria, mas sobretudo, com exemplos das relações sociais.
Já escrevi um texto neste blog
falando das brincadeiras da década de 1980, 1990. O contexto social, econômico,
cultural, etc. permitia que as crianças realizassem certas atividades. Havia
espaço, condições ambientais, tempo, segurança, mas principalmente, menos
alternativas mais atrativas, como vídeo-games, smartphones, etc.
Hoje gostaria de trazer à tona exemplos
da vida cotidiana, mais especificamente, das atividades domésticas.
As pessoas, no frenesi da vida moderna, lamentam-se da falta de tempo. Da dificuldade na realização das atividades diárias: demanda de tempo, dispêndio de esforços, ideologia de gênero, etc. Mas vejamos como nossas mães e avós realizavam, em regra, algumas atribuições.
O fito não é apenas trazer um ar de nostalgia, mas uma reflexão sobre o valor positivo ou negativo de certas mudanças que vão ocorrendo
Caminhada em Piraí do Sul: Subindo o Cerro da Onça, ponto mais alto dos Campos Gerais.
Caminhada em Mandirituba: Descobrindo os Encantos dos Campos de Camomila
V Caminhada Internacional na Natureza Circuito Pinheiro de Pedra, em Prudentópolis
A crescente exigência pela qualificação profissional
![]() |
pt.testsworld.net |
São divulgados pelo governo, em um grande esforço publicitário, os astronômicos números de empregos gerados em determinado período. Por outro lado, poucas fontes informam as estatísticas sobre o número de demissões que ocorreram no mesmo período, as quais podem tornar irrisórios os números de contratações. Também é comum nos depararmos com a informação de que sobram vagas em determinados campos de trabalho, que a oferta de empregos cresceu. Porém, deve-se ter em mente que é necessário que o trabalhador esteja capacitado para concorrer a essas vagas (concorrer e não assumir).
Nesse discurso, atribui-se a responsabilidade sobre a condição de empregabilidade ao próprio trabalhador, o qual deve ter um complexo conjunto de competências e ainda bancar, não só com recursos financeiros, mas com seu tempo cada vez mais escasso, uma seqüência infindável de aprimoramentos. A justificativa apontada para isso é o fato de estarmos na era do conhecimento. Hoje, folhando revistas ou livros relacionados à área empresarial, encontramos a explicação de que o conceito de que o trabalhador como mão-de-obra está obsoleto; hoje se fala em colaboradores, em parceiros, em capital intelectual, em trabalhadores do conhecimento...
Além das exigências profissionais, o empregado não pode deixar de lado sua qualidade de vida, cuidando de sua saúde, convivendo harmoniosamente com sua família, para que o desgaste físico e emocional não afete seu desempenho profissional. É fundamental também que o funcionário, em nome da empresa, se possível, esteja engajado em trabalhos voluntários, repassando à sociedade uma visão politicamente correta com relação à organização.
Publicado no Jornal Folha de Irati, de 20 de junho de 2008.
Educação vem de casa ?
![]() |
https://www.timeslive.co.za/news/ south-africa/2017-11-22-new- roles-and-responsibilities-for- homeschooling-parents/ |
Da mesma forma que já ocorreu, talvez por influência do período
eleitoral, novamente veio à tona a discussão e a proposição da possibilidade do
ensino domiciliar, denominado em alguns países de homeschooling.
Comumente, aqueles que apontam determinadas soluções, especialmente para
os complexos problemas sociais, a tratam como sendo a ideal. Tendem a adotar
uma perspectiva particular, sem considerar a complexa realidade que o circunda,
sem levar em conta a diversidade de pessoas e grupos que tal medida poderá
afetar, muito menos os efeitos dispersos em outras áreas da realidade social,
econômica, cultural, etc.
Em uma sociedade cada vez mais complexa e contraditória, educar ou ensinar - até mesmo a diferença entre estes dois conceitos geram suas polêmicas particulares - em casa tem suas vantagens sob o ponto de vista de muitas famílias. É natural que elas
O acesso universal à saúde pública e a retórica das Leis no Brasil
