Árabes, muçulmanos, sírios, turcos e outros povos do oriente médio

É comum nas conversas diárias haver uma confusão entre quem são os árabes, os turcos, os muçulmanos, os sunitas, os afegãos, os sírios, os libaneses, etc.

Em nossa região (Paraná), por exemplo, onde famílias sírias e libanesas se instalaram no final do Século XIX e início do Século XX, é comum generalizações que as tratam todos como sendo turcas.

Recentemente, com a crise e a disputa de poder no Afeganistão por grupos extremistas,  mais termos engrossaram este caldo de confusão, como xiitas, sunitas, talibãs, afegãos, etc. Sendo assim, torna-se oportuno trazer uma breve descrição e desambiguação destes termos. Um das generalizações mais recorrentes é tratar todos os povos do Oriente Médio como árabes, e tratar todos os árabes como muçulmanos.

Primeiramente, é preciso distinguir a etnia da questão religiosa (embora a religião possa ser um traço marcante da etnia).

Árabes e turcos, por exemplo, pertencem a um grupo étnico distinto,

diga-se de passagem. Mas tanto turcos quanto árabes, podem ser muçulmanos ou cristãos. E os árabes (etnia), podem ter diversas nacionalidade, pois diversos países são árabes. Veremos adiante em quais países predomina esta etnia (pois com a migração, muitos árabes estão espalhados pelo mundo mantendo seus costumes).

Segundo o site Brasil Escola, o conceito de etnia se sustenta no sentimento de pertencer a determinado grupo com o qual o indivíduo partilha a mesma língua, tradições e território, tornando-se pontos basilares da construção identitária do indivíduo.

O mapa conceitual a seguir resume as principais distinções entre povos árabes (oriundos de 22 países / nacionalidades), turcos (outra etnia), outros povos distintos, como afegãos, iranianos, etc, bem como desvincula a questão religiosa da questão étnica e especialmente da nacionalidade, pois os países, embora possam ter uma religião predominante, tem grupos de outras matizes religiosas.

Comparando, é o caso do Brasil: temos diversas etnias (afrodescendentes, europeus em geral, asiáticos, indígenas, etc.) convivendo em nosso território e que professam religiões diferentes. 


MAPAS MENTAIS



 ÁRABES

De forma objetiva, são 22 os países árabes. Eles estão localizados na Península Arábica e no Norte da África. Os países, em ordem alfabética, são: Arábia Saudita, Argélia, Barein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Somália, Sudão, Síria e Tunísia. Lembrando que além do Islamismo, várias outras religiões são professadas. Além disso, não confunda etnia com nacionalidade. Temos egípcios árabes, libaneses árabes, sírios árabes, marroquinos árabes e sauditas (Arábia Saudita) árabes.

Os árabes, segundo a revista Super Interessante, são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios sob a Autoridade Palestina. Isto porque outras etnias também habitam estes países.

MAPA DA PENÍNSULA ARÁBICA
Fonte https://pt.maps-saudi-arabia.com/
A Península arábica ou Arábia é uma região de clima desértico, situada no  sudoeste da Ásia  e ao nordeste da África, considerada um subcontinente asiático. É  banhada pelo Mar Vermelho, Golfo Pérsico, Golfo de Omã e pelo Mar Arábico. Muitos países árabes estão nesta região, mas nem todos, pois alguns estão ao norte do continente aficano.

O mapa ao lado mostra a Península Arábica. O próximo mostra o mundo árabe, abrangendo não apenas os países da península, mas também os países do norte da África. Não confundam Arábica ou Península Arábica com  Arábia Saudita. Embora a Arábia Saudita ocupe a maior parte da península, ela é um dos países árabes. O adjetivo pátrio de quem vive na Arábia Saudita é saudita, o idioma oficial é árabe e a religião principal é o islã ou islamismo.


 MAPA MUNDO ÁRABE 

http://mosaicooriental.blogspot.com/2010/07/
mapa-do-mundo-arabemap-of-arab-world.html

TURCOS

Os turcos, segundo a Revista Super Interessante, são originários da Ásia Central. Eles formam mais de 80% dos habitantes da Turquia, que também tem a presença dos Curdos. O idioma curdo é indo-europeu, tal qual o idioma persa, mas a grafia varia. Os curdos da Turquia usam o alfabeto latino. Os da Síria, Iraque e Irã usam o árabe. Os turcos não são povos árabes. Porém, se retrocedermos o estudo histórico à época do Império Turco Otomano, dissolvido a partir de 1900, veremos que muitos países árabes, como Síria e Líbano, por exemplo, foram colônias. Desta forma, na época em que estes povos migraram, inclusive para o Brasil, chegaram com passaporte turco. Eram pessoas de nacionalidade síria, de nacionalidade libaneses, de etnia árabe, mas com documento expedido por autoridades turcas, gerando a confusão e a generalização que ainda vemos.

SÍRIOS E LIBANES

Sírios e Libaneses, embora sendo árabes, são povos de nacionalidade distinta. É comum ouvirmos a expressão Sírio-Libanês, como se referindo a um indivíduo de um único lugar, talvez pela história imbricada destes dois países.

O povo sírio tem uma história antiga. Além de ter sido colônia do Império Turco Otomano, foi terra de Arameus e Assírios (povos citados na Bíblia), foi ocupada por persas, pela Macedônia, foi província romana, etc. O Líbano fazia parte, durante a ocupação do Império Otomano, do que se chamava de Grande Síria. Além disso, durante a Guerra Civil Libanesa, a presença militar da Síria no território libanês foi marcante.

Segundo a wikipedia,o Líbano é uma das regiões de antigas civilizações, como fenícios, assírios, persas, gregos, bizantinos e turcos otomanos, sendo que sua rica história formou a identidade cultural única em diversidade étnica e religiosa do país. O Líbano é o país com a maior diversidade religiosa no Oriente Médio.

Quanto à Síria, se usarmos o nome oficial, fica mais claro entender que ela é árabe: República Árabe Síria.

ORIENTE MÉDIO

O termo Oriente Médio é recorrente na mídia. Refere-se a uma região situada entre a Ásia, Europa e África, com grande instabilidade geopolítica, sobretudo pela importância de um de seus recursos naturais mais significativos: o Petróleo.

É uma região de clima árido e semiárido.  Hidrograficamente, destaca-se a importância dos rios Tigre e Eufrates. Berço das civilizações mais antigas da história, como as da Mesopotâmia (que significa Terra entre rios, onde atualmente situa-se o Iraque) e a egípcia. Também destaca-se a importância do rio Nilo e do rio Jordão, formando a chamada crescente fértil.

A maioria da população é árabe, porém, povos de idioma turco, hebraico e persa vivem na região. Predomina a religião islâmica, mas também há cristãos e judeus.

O chamado Oriente Médio é formado oficialmente por 15 países. A maioria tem data de independência recente, pois foram colônias de países europeus (principalmente Inglaterra e França). São eles: Afeganistão (1919 - Inglaterra), Arábia Saudita (1932 - Inglaterra), Bahrein (1971 - Inglaterra), Catar (1971 - Inglaterra), Emirados Árabes(1971 - Inglaterra), Iêmen, Irã, Iraque (1932 - Inglaterra), Israel, Jordânia, Kwait, Líbano (1943 - França), Omã, Síria (1946 - França) e Turquia.

Compare a lista de países e os mapas do Mundo Árabe, da Península Arábica e do Oriente Médio e encontre as diferenças. Basicamente, a Península Ibérica é uma classificação por localização geográfica, o Oriente Médio, embora os países tenham relações culturais e relações econômicas, também segue critérios de localização, por outro lado, o mundo árabe está relacionamento de forma mais íntima por questões étnicas, históricas e culturais.

MAPA DO ORIENTE MÉDIO

https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia
/continentes_e_paises/aulas/oriente_medio




RELIGIÃO

Neste ponto, podemos fazer algumas distinções importantes: Muçulmano é o termo que designa aquele que professa o islã ou islamismo. Se refere à religião fundada por Maomé.

Assim, embora a maioria dos árabes (22 países) sejam muçulmanos (seguidores do islã), nem todo árabe é muçulmano. Existem outras vertentes religiosas, embora possam ser minorias. 

Além de que, a maioria dos muçulmanos não são árabes, isto porque países asiáticos, com grande população, como Índia e Indonésia, também seguem os preceitos de Maomé.

Quanto às bases do islamismo, os ensinamentos de Maomé (Muhammad) foram sistematizados no Alcorão, o livro sagrado para os muçulmanos. A sucessão da liderança de Maomé (califado) gerou divergências entre os seguidores, e aqui entram os termos Sunitas e Xiitas. Ou seja, duas vertentes do islamismo.

Segundo o site politize.com.br, os sunitas elegeram Abu Bakr, amigo e conselheiro do profeta, como seu sucessor. Xiitas defendiam o respeito à linhagem familiar, em que Ali Bin Abu Talib, primo e genro de Maomé, seria seu sucessor imediato.

Sunitas representam a maioria entre os muçulmanos e são mais flexíveis (em comparação aos xiitas) na interpretação de dogmas da Suna, livro suplementar ao Alcorão e da Sharia, que é aplicação da Lei Islâmica. Já os  xiitas representam um grupo minoritário, que defende a manutenção da interpretação tradicional do Alcorão e da Sharia.


Abaixo um vídeo super ilustrativo da questão. Na sequência, algumas referências. 




http://www.geografia-ensinareaprender.com/2013/08/conflito-na-siria-noticias-recentes.html

http://mosaicooriental.blogspot.com/2010/07/mapa-do-mundo-arabemap-of-arab-world.html

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/turquia.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/oriente-medio.htm#

https://www.suapesquisa.com/geografia/peninsula_arabica.htm

https://www.politize.com.br/arabia-saudita/

https://www.infoescola.com/oriente-medio/siria/

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/libano.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/criacao-dos-estados-oriente-medio.htm

 

 

 

              

Um comentário: