Redes urbanas: uma abordagem didática para o 5º ou 6º ano do Ens. Fundamental

O conceito de redes urbanas foi cunhado na década de 1950 pelo geógrafo francês Pierre George. Em seu livro "Les Réseaux Urbains" (As redes urbanas), publicado em 1956, George propôs o estudo das relações entre as cidades e a organização do espaço urbano em termos de uma rede interligada destes locais.

A partir desse conceito, Pierre George buscou analisar a distribuição espacial das cidades em relação à sua hierarquia e aos fluxos de pessoas, bens e serviços que as conectam. 

Segundo o autor, as cidades se organizam em uma rede que possui uma hierarquia, na qual as cidades maiores e mais desenvolvidas exercem influência sobre as cidades menores e menos desenvolvidas.

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O conceito de redes urbanas proposto por Pierre George influenciou diversos estudos posteriores sobre a Geografia Urbana e Regional, sendo aplicado em diversas escalas e contextos geográficos, desde a escala local até a escala global.

Redes urbanas podem ser definidas como uma rede de cidades interconectadas por fluxos de pessoas, bens, informações e capital. Essas conexões podem se dar por meio de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, linhas de comunicação e comércio, entre outros meios.


http://www.geografia-ensinareaprender.com/2011/03/santa-catarina-rede-urbana.html

Diversos autores da Geografia se ocuparam da questão das redes urbanas, entre eles, destacar-se-á as definições de três deles: 

Milton Santos: Para o geógrafo brasileiro Milton Santos, as redes urbanas são formadas por "centros de decisão que se comunicam entre si e articulam, em vários graus de complexidade, a circulação de bens, pessoas, informações e capital". Santos destaca que as redes urbanas estão ligadas ao processo de globalização e à busca por maior eficiência econômica.

Exemplo: A rede urbana brasileira é composta por diversas cidades interconectadas por rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. São Paulo é o principal centro dessa rede, articulando a circulação de bens, pessoas e informações para outras cidades do país e do mundo.

Manuel Castells: Para o sociólogo espanhol Manuel Castells, as redes urbanas são "sistemas abertos de fluxos e conexões entre lugares, operando a partir de lógicas específicas de produção, circulação e consumo". Castells destaca a importância da tecnologia e das redes de comunicação nesse processo.

Exemplo: A rede urbana do Vale do Silício, na Califórnia, é composta por diversas cidades interconectadas por rodovias e linhas de comunicação. Essas cidades são centros de produção de tecnologia e inovação, articulando a circulação de bens, pessoas e informações para outras partes do mundo.

Peter Hall: Para o geógrafo britânico Peter Hall, as redes urbanas são "sistemas de cidades que são integradas por relações funcionais e organizacionais". Hall destaca a importância da especialização e da divisão de trabalho entre as cidades nesse processo.

Exemplo: A rede urbana da Europa Ocidental é composta por diversas cidades interconectadas por rodovias, ferrovias e linhas de comunicação. Cada cidade tem uma especialização econômica diferente, como Paris na moda, Londres nas finanças e Berlim na tecnologia. Essas cidades se articulam para formar uma rede integrada de produção e circulação de bens, pessoas e informações

REDES URBANAS NO BRASIL

No Brasil, existem diversas redes urbanas que se articulam em diferentes escalas, desde a local até a nacional e internacional. Abaixo, alguns exemplos de redes urbanas no país:

Rede urbana da região metropolitana de São Paulo: São Paulo é o principal centro econômico do país e articula diversas cidades da região metropolitana, como Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo e Osasco. Essas cidades se conectam por rodovias, ferrovias e linhas de metrô e formam uma rede urbana que movimenta a produção e circulação de bens e serviços em nível nacional e internacional.

Rede urbana do eixo Rio-São Paulo: O eixo Rio-São Paulo é um dos principais corredores econômicos do país e é formado pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Santos, entre outras. Essas cidades se conectam por rodovias, ferrovias e portos e formam uma rede urbana que movimenta a produção e circulação de bens e serviços em nível nacional e internacional.

Rede urbana da região Nordeste: A região Nordeste do Brasil possui diversas cidades importantes que se conectam por rodovias, ferrovias e portos, formando uma rede urbana que movimenta a produção e circulação de bens e serviços na região. Exemplos de cidades que fazem parte dessa rede são Recife, Salvador, Fortaleza e Natal.


Rede urbana da região Sul: A região Sul do Brasil também possui diversas cidades importantes que se conectam por rodovias, ferrovias e portos, formando uma rede urbana que movimenta a produção e circulação de bens e serviços na região. Exemplos de cidades que fazem parte dessa rede são Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.

Rede urbana da Amazônia: A região amazônica do Brasil também possui uma rede urbana importante, formada por cidades como Manaus, Belém e Porto Velho, entre outras. Essas cidades se conectam por rodovias, ferrovias e hidrovias e movimentam a produção e circulação de bens e serviços na região e em nível nacional e internacional.

PARANÁ

O estado do Paraná faz parte da região Sul do Brasil e possui diversas cidades importantes que se conectam por rodovias, ferrovias e portos, formando uma rede urbana que movimenta a produção e circulação de bens e serviços na região e em nível nacional e internacional. Abaixo, trago alguns exemplos de redes urbanas no Paraná:

Rede urbana de Curitiba: Curitiba é a capital do estado do Paraná e o principal centro econômico da região. A cidade se conecta com outras cidades do estado, como Londrina e Maringá, por meio de rodovias e ferrovias, formando uma rede urbana que movimenta a produção e circulação de bens e serviços.

Rede urbana do Porto de Paranaguá: O Porto de Paranaguá é um dos principais portos do país e movimenta uma grande quantidade de cargas que são distribuídas para outras cidades do estado e do país. A cidade de Paranaguá se conecta com outras cidades do estado, como Curitiba e Ponta Grossa, formando uma rede urbana importante para a economia da região.

Rede urbana do setor automotivo: O Paraná possui um importante polo automotivo, formado por cidades como São José dos Pinhais, Curitiba e Londrina. 

Rede urbana do setor agropecuário: O Paraná é um importante produtor agropecuário e possui diversas cidades que se destacam nesse setor, como Cascavel, Toledo e Londrina. 

UMA ABORDAGEM DIDÁTICA

Para trabalhar o conceito de redes urbanas com alunos do 5º ano, é importante utilizar uma linguagem acessível e atividades lúdicas que possam ajudar a compreender o tema de forma mais didática. Algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas são:

Mapa da rede urbana: Utilizando um mapa da cidade ou da região em que a escola está localizada, peça aos alunos que identifiquem as principais cidades próximas e as liguem por meio de linhas, formando uma rede urbana. Depois, peça que os alunos descrevam as características de cada cidade e a relação entre elas.

https://paranainterativo.pr.gov.br/apps/Artigos/arquivos/Mapa_Politico_Administrativo_A1.pdf


Hierarquia urbana: Explique aos alunos que as cidades se organizam em uma hierarquia, na qual as cidades maiores e mais desenvolvidas exercem influência sobre as cidades menores e menos desenvolvidas. Para trabalhar esse conceito, proponha uma atividade em que os alunos organizem as cidades da região em ordem de tamanho e importância, utilizando critérios como população, atividades econômicas, infraestrutura urbana, entre outros.

Fluxos urbanos: Para compreender os fluxos de pessoas, bens e serviços que movimentam a rede urbana, proponha uma atividade em que os alunos identifiquem os principais meios de transporte utilizados na região, como estradas, ferrovias, portos e aeroportos. Depois, peça que os alunos descrevam quais produtos e serviços são transportados por cada meio de transporte e qual é a importância de cada um para a economia da região. (Aqui pode-se pincelar a relação entre rede urbana e o conceito de vocação das cidades ou regiões, a formação clusters econômicos, o destaque agropecuário do Paraná, etc.)

É importante adaptar as atividades à realidade dos alunos e utilizar exemplos locais para tornar o tema mais próximo e significativo para eles. Também é importante estimular a curiosidade e a investigação por parte dos alunos, para que eles possam explorar mais a fundo o conceito de redes urbanas e compreender como ele se relaciona com o seu cotidiano e com a realidade da região em que vivem.


Fonte das informações e algumas leituras de referência:

Milton Santos. Por uma Geografia Nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
Pierre George. As Redes Urbanas. São Paulo: Difel, 1971.
Pedro Abramo. Redes Urbanas: a nova hierarquia urbana brasileira. São Paulo: Contexto, 2005.
Diversos sites voltados à temática de Geografia.

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