Caminhada em Guaragi: Um trajeto simples, mas que trouxe aprendizados complexos


Guaragi é um distrito pertencente ao município de Ponta Grossa. Localizado entre os rios Tibagi e Guaraúna, por isso, era denominado outrora de Entre Rios.

A história político-econômica deste lugar é interessante (clique aqui e leia mais). O povoado originou-se de uma grande fazenda, sendo denominado de Bela Vista. Posteriormente, foi denominado de Entre Rios, chegando a alçar a condição de Município. 

Economicamente, as principais fontes de arrecadação eram a madeira e a erva-mate, cuja maior produção e oferta se dava no território perdido para os municípios de Palmeira e Teixeira Soares. Isso, mais a crise econômica do período Pós Guerra, fez com que a localidade se tornasse novamente um distrito, sendo que por plebiscito, a população escolheu pertencer ao município de Ponta Grossa.

A referida caminhada foi realizada pela Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa, com forte apoio e orientação do IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural do paraná -  em comemoração aos 200 anos do município. Denominada de Circuito do Bicentenário de Ponta Grossa, o trajeto percorreu estradas rurais, onde foi possível contemplar a natureza, a vida rural e os animais, segundo anunciou a organização do evento, o que realmente ocorreu.

Membros da Equipe Acordei
e Flávia Leão do IDR
Além disso, o evento contou com uma feira de produtos locais, ofertada por produtores do Distrito, com a venda de artesanatos, panificados, sucos, etc. entre outros. É interessante destacar desde já, que em regra, nas Caminhadas na Natureza não há incentivo para que ocorra a venda de produtos industrializados, como refrigerantes ou bebidas alcoólicas, mas que haja protagonismo dos produtos locais. E isso de fato ocorreu, havia apenas suco natural engarrafado e chopp artesanal. 

De fato é mais coerente com o objetivo de fomentar o desenvolvimento rural aliado a uma atividade saudável e de interação social sadia, como as caminhadas, que se preze pela saúde e se evite o consumo de produtos contraditórios a este fim. Obviamente, em alguns eventos, especialmente quando aglutinam a caminhada com outro evento, esta regra não é respeitada à risca.

Com relação à participação do nosso grupo de Caminhada (Grupo Acordei Caminhadas), esta viagem teve suas particularidades e aprendizados.

Primeiramente porque conseguimos um ônibus com 30 lugares prontamente cedido pela Secretaria Municipal de Esportes de Irati, a qual agradecemos muito a colaboração, para que a nossa equipe pudesse participar deste esporte popular que tem ganhado relevância, que é a caminhada, bem como levar o nome de Irati para as cidades onde temos participado, destacando que vamos devidamente uniformizados com a camiseta com o nome do grupo e com o nome do município.

Porém, no sábado prévio ao evento, houve muita chuva e a previsão era de que ela continuasse no domingo. Isso fez com que muitas pessoas cancelassem sua inscrição e dos 30 possíveis participantes que deram o nome para o ônibus, apenas seis optaram por participar, caso o evento não fosse cancelado pelos organizadores. 

Isto porque, muitas caminhadas colocam em suas regras (e é importante que sejam lidas no momento da inscrição, pois as informações são de extrema relevância) que em caso de chuva forte o evento não ocorreria.

Porém, é preciso ressaltar que a organização do evento tem um custo significativo para preparar a alimentação (café e almoço), bem como organizar toda a estrutura. E um cancelamento precipitado poderia gerar prejuízo para a comunidade em uma atividade cujo objetivo era justamente promover o desenvolvimento. Sendo assim, a organização manteve o evento.

Diante da situação, e para não onerar o erário disponibilizando um ônibus para poucas pessoas, alguns membros do Grupo Acordei trocaram ideias e resolveram (a altas horas da noite) ir de carro para participar de mais esta atividade. Sendo assim, 6 representantes do grupo se dirigiram à Guaragi com veículos próprios.

O que encorajou os membros a ir mesmo com possibilidade de chuva, além do prazer em que esta atividade proporciona, era o fato de ter visualizado no momento da inscrição que a rota da caminhada seria exclusivamente por estradas rurais, não havendo trechos de trilha ou no interior de matas ou propriedades rurais. Ou seja, um trajeto de dificuldade baixa, além de Guaragi ser relativamente perto de Irati.

Para alegria e surpresa de todos, o domingo foi um dia ensolarado e de calor, e embora permanecesse alguns trechos com barro, a caminhada pôde ocorrer de forma tranquila.

No que se refere ao trajeto, teve em torno de 10 km de extensão, sendo circular (conforme o IDR, Anda Brasil e demais entidades normatizadoras orientam), sendo que no retorno, um pequeno trecho, próximo ao ponto de saída e de chegada, foi cruzado duas vezes.


O trajeto não teve grandes atrativos, como cachoeiras ou trilhas ou pontos de cunho histórico, como já encontramos em outras caminhadas. Andamos apenas por estradas rurais, embora visualizando a imagem de satélite seja possível ver algumas áreas de mata que poderiam ser aproveitadas, ou até mesmo passagens por dentro de alguma propriedade rural, transformando-a em ponto de apoio e envolvendo mais a comunidade nestes eventos.

Porém, como é a primeira caminhada promovida por esta comunidade, nem sempre é fácil, por razões diversas, envolver toda comunidade e ter a autorização  para o trânsito de tantas pessoas pelas propriedades, por há um certo impacto.

Em conversa com membros da organização, foi comentado que se cogitou, a princípio, passar pelas ruínas da antiga cerâmica. A Cerâmica São Sebastião foi um das maiores indústrias do Paraná em sua época. Além de uma grande estrutura fabril, contava com uma vila operária, escola, comércio e igreja em seu território. A seguir algumas fotos colhidas na internet ilustrando esta construção. Outra possibilidade de rota seria passar por uma gruta, porém, por razões diversas, não foi possível incluir tais atrações ou alterar o roteiro desta vez.



É importantíssimo destacar que os pontos de apoio contavam com água e banheiro químico masculinos e femininos, coisa que em outra caminhada que participamos, podemos considerar que estava precária.

Outro ponto positivo foi a receptividade da comunidade, tanto na validação da inscrição quanto nos pontos de apoio. Tanto em termo de organização, como em termos de simpatia e de preparo para atender os visitantes. De forma geral, a organização do evento foi excelente e há de se pesar o fato de que a chuva poderia ter obrigado os organizadores a cancelaram o evento ou a repensar a quantidade da alimentação a ser servida, e mesmo diante do ocorrido, que poderia se não bem administrado, gerar transtornos e prejuízos, tudo ocorreu dentro da normalidade.

A caminhada tinha mais de 800 inscritos até sábado, porém em virtude da imprevisibilidade do tempo, contou com aproximadamente 300 pessoas. Há de se considerar que na cidade de Telêmaco Borba também havia uma caminhada Internacional na natureza, o que pode atrair pessoas, já que as regiões são relativamente próximas.

Outra peculiaridade, é que esta foi a primeira caminhada realizada por esta comunidade, o que faz com que de forma geral o evento como um todo mereça elogios e tenha tudo para se transformar em uma importante rota do circuito.

Com relação à alimentação os bilhetes foram vendidos e cobrados antecipadamente, não havendo a venda de refeição na hora do evento como costumeiramente ocorreu em outras caminhadas que participamos. Isso dá à comunidade maior poder de preparação e de organização e de mensuração das quantidades de produtos a serem oferecidos, reduzindo a chance de perdas ou de sobras onerosas para a comunidade. Destacando que esta forma de venda estava explicada e anunciada nas regras do evento na página da inscrição. Clique aqui para conferir e ter mais informações sobre esse evento no site Ecobooking)


Entretanto, o cardápio não tinha nenhum prato típico ou diferenciado, em um comparativo com a Caminhada no Circuito Pinheiro de Pedra, em Prudentópolis, que ofereceu a típica culinária ucraniana juntamente com comidas do cotidiano. Mesmo assim, o preço, segundo a opinião de muitos membros da equipe, não estava convidativo, assim, alguns não fizeram a reserva antecipada.

Um ponto emocionante da caminhada, foi perceber que nela participaram alguns deficientes visuais acompanhados de seus guias. A alegria e motivação destas pessoas trouxeram uma lição valiosa de superação para todos que puderam interagir com eles ou notar a sua presença.

O trajeto de baixa dificuldade e por estradas talvez tenha sido um atrativo interessante e mais seguro para a participação deles. Isso demonstra ainda que as Caminhadas, além de promoverem o desenvolvimento rural e regional, fomentarem o turismo, consistirem em uma atividade física, afastando as pessoas do sedentarismo, ainda promove a inclusão social, a interação, lições de vida, entre tantos outros atributos positivos que nos deixam revigorados, emocionados, e que nos fazem esperar ansiosos para a próxima.

Se o video estiver indisponível em seu navegador,  clique aqui ou clique aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário