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Parcialidade da mídia ou mero ponto de vista ?

Obviamente, sabemos que a imparcialidade e objetividade, jornalística ou até mesmo científica, é um mito. É uma utopia positivista. No entanto, no mínimo, os meios de comunicação deveriam buscar pelo menos a razoabilidade. Apresentar o contraponto. Mostrar notícias e não simplesmente promover propagandas.

Talvez por isso que as redes sociais (excluindo as fotos e postagens narcisistas, sem o mínimo de sentido sociopolítico) são o principal meio de informação (apesar da superficialidade e do grande conteúdo irrelevante) de muitos, consumindo um grande percentual do tempo total de leitura. Um meio de informação que ao mesmo tempo é um meio de comunicação.

E é nesta dimensão ambivalente (informação e comunica/ação)  que repousa sua atratividade. Quem posta algo, seja uma simples criança ou um adolescente contando que irá para uma festa ou a manchete de um grande veículo de comunicação analisando a conjuntura econômica, abre instantaneamente um canal de comunicação. Dá a possibilidade dos leitores concordarem e discordarem, seja da notícia, seja entre si. É a interatividade. É a troca, de informação, de ideias, de ideologia. E onde há a circulação de informação, há a mudança de pensamento, ou pelo menos, a possibilidade dela.

Talvez por isso, os comícios saíram de cena. Não tanto por uma imposição legal, mas por se tornarem obsoletos diante do novo contexto. E talvez por isso, as eleições cada vez mais são disputadas no duelo de informações que ganham impulso e "viralizam" nas redes sociais.

Redes sociais, que não se pode esquecer, são alimentadas por pessoas. Pessoas que não estão imunes às manipulações das informações repassadas por marqueteiros, cientistas, por revistas e jornais, muitas vezes, não isentos. Por pessoas que convencem pessoas !

Por isso, é fundamental irmos além da superficialidade dos discursos. De confrontar as informações repassadas. De procurar enxergar os fatos em suas diferentes perspectivas. E como há perspectivas para se olhar !

Uma simples foto pode dizer muito. Quais os motivos da sua escolha ? O que ele representa ? De que forma representa ? É espontânea ou preparada ? É ilustrativa, informativa, é arte ou uma propaganda, às vezes, disfarçada ?

Que tal antes de comentar a próxima postagem, se perguntar: Em que contexto a informação foi repassada ? Quem a produziu ? Com que finalidade ? A quais influências seu produtor estava sujeito ? O que se apreende ao confrontar tal fato com outros ? 

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